O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (de preferência a versão 97-2003). Máximo de 35 mil caracteres com espaços. Tamanho do papel é A4 e tem margens de: 3 cm à esquerda e à direita; 2,5 cm na parte inferior e superior.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, que li na página Sobre a Revista. E ESTÁ COM ESPAÇAMENTOS E FORMATAÇÕES IGUAL AOS ARTIGOS JÁ PUBLICADOS.
  • O texto está no Times New Roman, em espaço 1,5; usa corpo 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas dentro do texto, não no final do documento na forma de anexos e indica a Fonte. As citações com mais de 3 linhas estão recuadas em 4 cm, corpo 11 e com espaçamento simples. Titulo e resumo traduzidos em língua estrangeira.
  • Estão inseridos no artigo os nomes dos autores e seus créditos em nota de rodapé, com resumo da titulação, instituição, e-mail etc. conforme observado em artigos já publicados neste periódico.
    Nomes, instituições e titulações também estão no sistema da revista. Resumo da biografia com o máximo de 10 linhas.

  • A Resenha (caso não seja Artigo) de autoria individual, versa sobre uma obra de interesse da área de Comunicação, mesmo sendo de áreas afins, e está formatada em conformidade com as demais resenhas críticas publicadas nesta revista.

Diretrizes para Autores

ATENÇÃO: OS ARTIGOS QUE NÃO ESTIVEREM FORMATADOS CONFORME ESTAS DIRETRIZES, NÃO SERÃO AVALIADOS.

Os originais dos artigos devem ter extensão de até 35 mil caracteres com espaços (ou até 16 páginas), estar escrito no Time New Roman, corpo 12, com espaçamento 1,5.
Títulos e todos os tópicos devem estar em letras minúsculas conforme artigos já publicados, corpo 12 e em negrito. Usar padrão de espaços modelo dos artigos já publicados. Páginas em A4 com espaçamento: 2,5 cm acima e abaixo; 3 cm em mabos os lados.
Citações com mais de 3 linhas devem ser recuadas e sem aspas (espaçamento simples e corpo 11); notas de rodapé e designação de figuras e fontes devem vir no corpo 10, Times New Roman. Os Resumos devem ter um máximo de 1000 caracteres com espaços, e espaçamento simples.
O artigo deve conter os seguintes itens estruturais: título, título traduzido (na língua estrangeira do resumo), Resumo em português e em língua estrangeira com suas respectivas palavras-chave, Introdução (assim designada), tópicos (só enumerar se houver subtópicos), Conclusão ou Considerações finais, Referências. Não deve haver espaços extras entre os parágrafos.
As Referências devem estar em espaçamento simples, corpo 12; somente o título deve estar destacado em negrito e apenas a letra inicial do título em maiúsculas e as demais em minúsculas (exceto nome próprio).
Trabalhos em co-autoria devem ter, no máximo, 04 (quatro) autores.

Obs. conferir um modelo de artigo já publicado pela revista, para verificar o sistema de citações de autor, ano e página, conforme o padrão da ABNT.

Artigos

Política padrão de seção

DOSSIÊ: GAMIFICAÇÃO, JOGOS DIGITAIS E JOGOS DE TABULEIRO NA EDUCAÇÃO

A revista Temática convida pesquisadores de Comunicação e áreas afins para participarem do dossiê que será publicado em janeiro de 2021, envolvendo trabalhos que abordem a gamificação, tanto de jogos digitais quanto de jogos de tabuleiro, com propostas educacionais em diversos ambientes de socialização. O objetivo do dossiê é revelar e apresentar as inúmeras experiências que vêm sendo realizadas pelo Brasil afora, envolvendo mecânicas e jogabilidades desses tipos de jogos, contributivos de uma nova era de melhoria e inclusão em propostas educacionais. Os artigos devem seguir rigorosamente as Diretrizes para autores da revista e serem submetidos até o dia 30 de novembro.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.