Mapa da Persona Organizacional como estratégia de mapeamento de públicos em relações públicas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n6.46386Resumo
O presente trabalho tem por objetivo empregar o conceito de personas de forma convergente às conceituações de públicos de interesse em relações públicas, tendo como resultado final a construção de um Mapa da Persona Organizacional. O artigo constitui uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. A partir da pesquisa bibliográfica e documental, o Mapa foi estruturado conforme a Análise SWOT (HUMPHREY, 2005), Canvas do Modelo de Negócio (OSTERWALDER, 2011) e Canvas da Comunicação (FEIJÓ, 2016). Também possui etapas inspiradas em modelos de questionários para construção de personas proposto pela Hubspot (2017). O Mapa da Persona Organizacional possibilita o conhecimento aprofundado a respeito de todos os públicos de uma organização, em uma tentativa de tornar tangível a abordagem das relações públicas sobre públicos de interesse e construir, a partir do desenho de personas arquetípicas, um caminho para construção de relacionamento através de ações de comunicação.
Palavras-chave: Mapa da Persona Organizaconal. Personas. Públicos de interesse. Relações públicas.