Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.

Author Guidelines

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Política Editorial: A Revista da ABET é publicada duas vezes ao ano: em julho (número 1) e em dezembro (número 2). Os trabalhos submetidos para publicação nessa revista devem ser:

I) Artigos ou notas originais;

II) Surveys contendo exposições de tópicos de interesse amplo para a comunidade de estudos do trabalho;

III) Resenhas bibliográficas.

Instruções para preparação e submissão de artigos: 

 

  1. Os textos devem ser enviados única e exclusivamente por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER: http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/abet/index Serão aceitos artigos cujo autor (a) possua titulação mínima de mestre. No caso de artigos em coautoria, pelo menos um dos coautores deve possuir a referida titulação.

 

  1. Serão aceitos artigos em português, espanhol e inglês.

 

  1. A configuração da página deve ser A4 com margens de 2,5 cm (superior, inferior, direita e esquerda). O texto para submissão deverá ser digitado em formato Microsoft Word, Open Office e RTF.

 

  1. O artigo deve ter no mínimo 40.000 (quarenta mil) e no máximo 60.000 (sessenta mil) caracteres com espaços, contando as referências bibliográficas e notas de rodapé.

 

  1. Classificações do artigo: quando aplicável os autores deverão incluir na folha de rosto segundo o sistema de classificação usado pelo JEL (Journal of Economic Literature).

 

  1. O formato de apresentação do texto é com a fonte Times New Roman, corpo 12 com espaçamento simples entre linhas e parágrafo com recuo de 1,5 cm. O espaçamento entre os parágrafos é de 6 pt.

 

  1. O título do artigo na língua do mesmo deve estar centralizado, em negrito e caixa alta. Seguido, logo abaixo pelo título em inglês, também centralizado e em caixa alta, sem negrito e em itálico.

 

  1. Resumo e Abstract não podem ultrapassar o limite de 150 palavras, seguidos de no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave, separadas por vírgulas, também na língua do artigo e em inglês. Artigos em inglês devem apresentar Abstract nessa língua e resumo em português.

 

  1. As tabelas, gráficos e figuras devem ser inseridos no texto e também encaminhados em um arquivo complementar em Excel (tabelas e gráficos) e em Word.doc (figuras não gráficas).

 

  1. As notas de rodapé, se necessárias, deverão ser numeradas sequencialmente. Não serão aceitas notas no final do texto. Todas as notas de rodapé devem estar em fonte Times New Roman tamanho 10, com alinhamento justificado e espaçamento simples.

 

  1. O itálico se aplica a todo termo estrangeiro que o autor utiliza no texto. O uso do itálico se aplica também para ressaltar conceitos e/ou ideias chaves que o autor quer destacar. Em nenhum caso deverá usar-se negrito ou sublinhado para este fim.

 

  1. As citações aos/as autores/as serão inseridas ao longo do texto, devendo ser utilizado o sistema (Autor, data).

 

  1. Citações diretas com mais de três linhas devem ser recuadas em 4cm, em fonte Times New Roman, tamanho 10 e alinhamento justificado. Citações diretas com menos de três linhas devem aparecer entre aspas no próprio corpo do texto. Ao final, deve-se incluir autor, data e página (ex: BOURDIEU, 1986, p. 95). Os textos de um/a mesmo/a autor/a com datas iguais devem ser distinguidos mediante acréscimo de letras minúsculas em ordem alfabética. (Ex.: BOURDIEU, 1986a) (BOURDIEU, 1996b).

 

  1. As resenhas poderão conter de 8.000 (oito mil) a 17.000 (dezessete mil) caracteres com espaços, contando referências bibliográficas e notas de rodapé. As obras devem ter sido publicadas há dois anos ou menos da proposição da mesma.

 

  1. As referências bibliográficas deverão ser apresentadas ao final do trabalho, listadas em ordem alfabética, obedecendo às seguintes normas:

 

15.1. Para livros:  SOBRENOME, Nome. Título em negrito: subtítulo. Local da publicação: nome da editora, ano.

Exemplo: SENNETT, Richard. A cultura do novo capitalismo. Tradução: Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Record, 2006.

15.2. Para capítulo de livro: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: Título do livro em negrito: subtítulo. Local da publicação: nome da editora, ano. p. x – xx.

Exemplo: SENNETT, Richard. Burocracia. In: A cultura do novo capitalismo. Tradução: Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Record, 2006. p. 23-79.

15.3. Para Coletânea: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome do(s) organizador(es), (orgs.). Título da coletânea em negrito: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.

Exemplo: COSTA, Hermes Augusto. O sindicalismo em questão em tempos de austeridade. In: OLIVEIRA, Roberto Véras de; BRIDI, Maria Aparecida; FERRAZ, Marcos. O sindicalismo na era Lula: paradoxos, perspectivas e olhares. 1. Ed. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2014.

15.4. Artigos em periódicos: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do periódico em negrito, local da publicação, volume e número do periódico, ano da publicação.

Exemplo: CARDOSO, Adalberto; AZAIS, Christian. Reformas trabalhistas e seus mercados: uma comparação Brasil-França. Caderno CRH, Salvador, v. 32, n. 86, p. 307-324, ago.  2019.

15.5. Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome. Título em negrito: subtítulo. Local. Grau acadêmico e área de estudos [Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado)]. Instituição em que foi apresentada, ano.

Exemplo: BRITO, Cícero Muniz. Terceirização, riscos e acidentes industriais ampliados na refinaria Landulpho Alves (RLAM) – Petrobras (2000 – 2010). 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

Exemplo: DE JESUS, Edivane. O Estado a Serviço do Capital: adoecimento no trabalho, agroindústria e previdência social no Brasil. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

 

  1. Todos/as os/as autores/as devem inserir seus números de registro no Open Researcher and Contributor ID(ORCID) no sistema, no momento da submissão. Aqueles que ainda não dispuserem desse registro podem fazê-lo no site: https://orcid.org/register

      17. A revista não cobra taxas pela publicação de um artigo.

Artigos

Política padrão da seção Diretrizes para autores.

Recebe submissões em fluxo contínuo.

Resenhas

Política padrão da seção Diretrizes para autores.

Recebe submissões em fluxo contínuo.

Privacy Statement

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.