IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NO EMPREGO DOMÉSTICO: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES TOMADAS PELOS CONTRATANTES DURANTE A PRIMEIRA ONDA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2022v21n1.54665

Resumen

El contexto de crisis política, económica y social que vive Brasil desde 2014 se ve agravado por la pandemia de Coronavirus. Este escenario de riesgos e incertidumbres repercutió en el mundo laboral y en la contratación de trabajadores domésticos. El objetivo del estudio fue analizar las acciones realizadas por contratistas de trabajadores domésticos durante la distancia social. Para ello, se utilizaron los datos de la encuesta “Contratación de empleo doméstico durante la pandemia Covid-19”, de alcance nacional, realizada entre el 25 de mayo y el 6 de junio de 2020. Se encontró que las decisiones tomadas por los empleadores en relación con los trabajadores domésticos, variaron según los ingresos del hogar, antes y durante la pandemia, y según el tipo de arreglo del hogar. Además, las actividades de cuidado parecen más difíciles de realizar por parte de los contratistas, ya que las niñeras y los cuidadores de los ancianos, en su mayor parte, seguían trabajando, mientras que los jornaleros eran los más despedidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

No metrics found.

Biografía del autor/a

LUANA JUNQUEIRA DIAS MYRRHA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado e doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/UFMG). Em 2009 assumiu o cargo de magistério superior da Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN). Entre 2014 e 2018 foi coordenadora da graduação em Ciências Atuariais e entre 2016 e 2018 foi membro do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE/UFRN). Atualmente é Professora Adjunta IV no Departamento de Demografia e Ciências Atuariais e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Demografia na UFRN. Também é coordenadora do Grupo de Trabalho População e Trabalho da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) e coordenadora do projeto de pesquisa “O emprego doméstico no Nordeste frente ao novo contexto legislativo, econômico, político e social: uma análise de 2015 a 2021”, financiado pelo CNPQ. Suas pesquisas recentes têm se concentrado nos temas: mercado de trabalho, gênero, trabalho doméstico e previdência. É mãe de um filho nascido em 26/06/2013 e uma filha nascida no dia 17/12/2019. 

PRISCILA DE SOUZA SILVA , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Demografia pelo Programa de Pós-Graduação em Demografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGDEM/UFRN). Pesquisadora do Observatório das Migrações no Estado do Ceará. Membro do projeto de pesquisa “O emprego doméstico no Nordeste frente ao novo contexto legislativo, econômico, político e social: uma análise de 2015 a 2021”, financiado pelo CNPQ. 

SILVANA NUNES DE QUEIROZ , Universidade Regional do Cariri

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998), Mestra em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e Doutora em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Realizou estágio Pós-Doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN (2018). É professora Adjunta do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA). É professora colaboradora e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Demografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGDem/UFRN). Professora visitante do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (ProPGeo/UECE-2019). Coordenadora e pesquisadora do Observatório das Migrações no Estado do Ceará (OMEC/URCA), cadastrado no CNPq. Coordena o Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (CEPEC) da URCA (2016-2017; 2019-). Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Estudos Populacionais - ABEP (gestão 2017-2018). Tem experiência na área de Demografia Econômica, Demografia Regional e Urbana, Economia do Trabalho e Economia Social. Atua principalmente nos seguintes temas: Migrações e Urbanização; Mobilidade Pendular e Distribuição Espacial da População; Mercado de Trabalho e Desigualdade social e de gênero; Metropolização e Cidades Médias; População e Políticas Públicas.

ANA PATRÍCIA DIAS SALES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta, lotada no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisadora do Grupo de Estudo Trabalho, Estado e Sociedade (GETES) e do Grupo de Estudo Violência, Trabalho e Ilegalismo (GVTI) e docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR) da UFRN. 

Publicado

2022-08-17

Cómo citar

JUNQUEIRA DIAS MYRRHA, L., DE SOUZA SILVA , P. ., NUNES DE QUEIROZ , S. ., & DIAS SALES, A. P. (2022). IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NO EMPREGO DOMÉSTICO: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES TOMADAS PELOS CONTRATANTES DURANTE A PRIMEIRA ONDA. Revista Da ABET, 21(1). https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2022v21n1.54665

Número

Sección

Artigos