TRABALHO, SABERES E RESISTÊNCIA DAS MULHERES PARAIBANAS EM EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2022v21n2.63893

Resumen

Este trabalho objetiva analisar e visibilizar os empreendimentos econômicos solidários autogerenciados por mulheres no estado da Paraíba, como atividades produtivas desenvolvidas a partir do modo de vida e das experiências das mulheres, também compreendidas como estratégias de sobrevivência. A partir da seleção dos grupos ativos de mulheres, foi realizada pesquisa de campo buscando identificar o perfil das mulheres, o tipo de atividade, as estratégias de comercialização e as dificuldades no período de pandemia da Covid-19, entre outros aspectos. As atividades desenvolvidas pelas mulheres estão concentradas notadamente no artesanato, na agricultura familiar e na produção de alimentos, com a comercialização dos produtos em feiras fixas ou itinerantes. A autogestão dos empreendimentos e a limitação de recursos financeiros foram destacadas como as principais dificuldades para a manutenção dos grupos. As mulheres na economia solidária têm papel importante na construção da sociabilidade e transmissão de saberes em suas comunidades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Rejane Gomes Carvalho, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutorado em Sociologia do Trabalho pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Mestrado em Economia [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (2000). Professora da Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Economia, CCSA. Áreas de atuação: trabalho, políticas públicas, gênero, economia local e desenvolvimento.

Publicado

2023-03-08

Cómo citar

Carvalho, R. G., Gomes Raposo Figueiredo, J., Sato, A., Geraldo Nascimento da Paz, E., Ferreira da Silva, E., Virgínia Ferreira Soares, L., & Laurentino Rodrigues, R. (2023). TRABALHO, SABERES E RESISTÊNCIA DAS MULHERES PARAIBANAS EM EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS. Revista Da ABET, 21(2). https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2022v21n2.63893

Número

Sección

Dossiê Economia solidária: mecanismo de gestão social e de transformações