FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATO GROSSO: ANÁLISE DE DOCUMENTOS ORIENTATIVOS DO PROGRAMA/PROJETO SALA DE PROFESSOR/EDUCADOR / <I> CONTINUING EDUCATION IN MATO GROSSO: ANALYSIS OF THE GUIDING DOCUMENTS OF THE PROGRAMME/PROJECT OF TEACHER/ EDUCATOR ROOM

Autores

  • Leandra Ines Seganfredo SANTOS
  • Lucineide SILVA
  • Rosinda de Castro Guerra RAMOS

Resumo

O foco deste estudo é apresentar políticas públicas de formação continuada em Mato Grosso, recentemente apontadas como uma das mais inovadoras (FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA, 2011) em  âmbito nacional brasileiro, com a discussão de documentos orientativos que nortearam/norteiam as ações de formação continuada de docentes desde a implantação do Programa/Projeto Sala de Professor/Educador, em 2003, e o orientativo atual (2012). O texto almeja desenvolver uma análise comparativa documental, mediante elaboração de uma matriz de referência que aborda os principais aspectos dos orientativos, como: a justificativa, os objetivos, as metas, a metodologia, as atribuições, a avaliação, dentre outros. A análise se justifica para que haja uma compreensão da formação continuada ofertada e garantida pelas políticas públicas aos docentes da área de linguagens e para que possam ser apresentados os avanços, as limitações e os desafios nos âmbitos administrativos e pedagógicos dos orientativos para implantação e implementação das ações no vasto estado de Mato Grosso/Brasil, atentando para os movimentos de mudanças na teoria (documentos) e na prática (ações nos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica). Por fim, busca-se sinalizar encaminhamentos para os elaboradores e executores das políticas públicas estaduais de formação continuada, no sentido de contribuir para que novas mudanças possam surgir, culminando em avanços não só na formação docente, mas, principalmente, nas práticas pedagógicas cotidianas. Como suporte teórico para o estudo, procuraram-se subsídios na literatura da área, no que diz respeito à conceituação de desenvolvimento profissional e ao entendimento do termo formação continuada em suas múltiplas abordagens (IMBERNÓN, 2010a e b, NÓVOA, 2009, FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA, 2011, para citar apenas alguns).

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ARTIGOS