AS LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS: UMA QUESTÃO TEÓRICO-PRÁTICA / <i> THE LANGUAGES AND ITS TECHNOLOGIES: A THEORETIC AND PRACTICE QUESTION
Resumo
Na forma como vem sendo cobrada a competência linguística nos exames vestibulares, esta se tornou objeto de nossos estudos sob a égide da linguística textual e com apoio especial na Teoria da Iconicidade Verbal (Simões [1994[i]] 2009). Com o propósito de contribuir para a ampliação da pesquisa e do ensino nessa área, produzimos esse artigo com dois objetivos principais: (1) subsidiar as aulas de língua portuguesa destinadas à preparação de vestibulandos; (2) demonstrar algumas análises sintáticas e morfológicas assessoradas pela teoria da iconicidade verbal. Para a elaboração deste artigo, obtivemos suporte teórico sobre linguagens e códigos nas obras de Darcilia Simões, William Cereja, Umberto Eco, C. S. Peirce, M. A. K. Halliday, L. A. Marcuschi, Ingedore V. Koch, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais e analisamos as provas de Concursos Vestibulares (UERJ, Unicamp e ENEM), com o fito de demonstrar as tendências contemporâneas que orientam a cobrança em exames nacionais de ensino médio quando se trata da prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias.Downloads
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