MICROSSISTEMAS LINGuiSTICOS E LINGUAGENS
Resumo
Antes de chegar a apresentaçao de sistemas, em suas pesquisas, recorrem os cientistas a sua exploraçao em micro-sistemas. Dai ter o Autor concentrado sua atençao sobre a analise e o estudo destes ultimos. Concebe-os como sistemas acabados, razoavelmente pequenos, de modo a justificar determinadas afirmações, e, ao mesmo tempo,suficientemente grandes, de modo que nao careçam de sistematidade exigida, tendo em vista a sua finalidade. Nao e o tamanho propriamente pertinente, mas o fato de serem pequenos o bastante, para que possam ser tratados com certa precisao e com os meios disponi'veis, isso dentro de um tempo definido. Uma vez que a diferenciaçao (no sentido matematico) leva a certa simplificaçao, o cientista corre o risco de negligenciar aspectos de um determinado fenômeno. Ressalta, entao, a legitimidade de se restringir um estudo a diferencial, desde que, antes, seja declarado seu caracter precaiio, embora rigoroso. O Autor faz tambem a distinçao entre sistema postulado e sistema efetivo. Enquanto o primeiro diz respeito a coisa em si, aquele que se supoe existir mas que nao e jamais apreendido totalmente, o segundo faz alusao a uma descriçao de determinado tipo, um modelo que pode ser apresentado e que, no entanto,se mostra simples em relaçao ao sistema postulado.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.