Lo verbal y su función modelizante
Resumo
Neste artigo o autor procura analisar fragmentos textuais da obra de ficção de Miguel Angel Asturias no sentido de isolar alguns procedimentos estruturais conseguidos pelo emprego que Asturias faz da língua espanhola, sistema interpretante, para reproduzir no espaço semiótico do verbal algumas das configurações signicas não-verbais da cultura maia. Por outro lado, o autor procura mostrar como esses processos, frutos da função modelizante desempenhada por fonemas e grafemas, servem tanto para oferecer ao leitor de ficção latino-americana um modelo de leitura quanto para situar a ficção do escritor guatemalteco na linha de desenvolvimento literário que se caracteriza por ser uma reação contra o centralismo da cultura europeia da primeira metade de nosso século.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.