La structuration du signifié: de l'analyse conceptuelle à la lexemisation
Resumo
Numa concepção dinâmica, os sistemas semióticos, integrados no complexo sócio-linguístico-cultural de que fazem parte. funcionam em permanente estado de tensão dialética conservação-mudaça. produzindo simultaneamente novos recortes na substância semântica, novos designata e novas grandezas-sígnos. A visão do mundo, resultante da operação dos diferentes códigos de uma mesma comunidade, assegura a continuidade desta e subjaz aos discursos desses códigos, mantendo-os coerentes entre si. A compatibilidade de suas analises, numa determinada comunidade sócio-linguístico-cultural, se deveria ao fato de que todas se ligam a uma nebulosa sêmica comum, num nível conceptual pré-código e trans-código. No processo de elaboração e reelaboração da visão do mundo, essa nebulosa sêmica constituiria o critério de equivalencia entre discursos de códigos diferentes e permitiria também a "tradução", ou seja, passar de um para outra. garantindo-se uma intersecção satisfatória da informação. Por outro lado, os processos de produção das unidades léxicas, no sistema linguístico, e de sua atualização fazem que a significação e a informação geradas em discurso sejam recuperadas pelo sistema. provocando o surgimento de novos signos e de novas nebulosas sêmicas e estendendo-se, assim, sua influência aos códigos não-verbais.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.