A CARNAVALIZAÇÃO EM ORFEU DA CONCEIÇÃO - THE CARNIVALIZATION IN ORFEU DA CONCEIÇÃO

Autores

  • Michel Lucena COSTA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB
  • Elinês Albuquerque de Vasconcélos e OLIVEIRA Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta uma análise semiótica de Orfeu da Conceição, objetivando compreender como ocorreu o processo de carnavalização do mito grego de Orfeu. Para tanto, usaremos a semiótica de extração russa, que nos ajudará a entender o processo de semiose responsável por essa ressignificação do mito trágico na personagem em questão. Outra base teórica essencial é a semiótica do teatro, cujos códigos-base nos darão o subsídio analítico para identificar os traços constitutivos daquilo que Bakhtin definiu como carnavalização, ou seja, o lugar do riso, do cômico e da inversão dialogados com a caracterização e ação do personagem Orfeu da Conceição.

Palavras-chave: Semiótica da Cultura; Orfeu da Conceição; Carnavalização; Semiótica do Teatro.

Abstract: This article presents a semiotic analysis of Orfeu da Conceição, aiming to understand in which way the process of carnavalization occurred to the Greek myth of Orfeu. To reach this, we will use the Russian semiotics theories, which will help us to understand the process of semiosis responsible for the re-signification of the tragic myth applied to the character in focus. Another essential theoretical basis to this paper is the semiotics of the theater, whose codes will give us the analytic resources to identify the constitutive features that Bakhtin defined as carnavalization, that is, the place of laughter, comedy and inversion dialogued with the characterization and action of the character Orfeu da Conceição.

Keywords: Semiotics of Culture; Orfeu da Conceição; Carnivalization; Semiotics of Theatre.

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Publicado

2017-01-27

Edição

Seção

ARTIGOS