A CARNAVALIZAÇÃO EM ORFEU DA CONCEIÇÃO - THE CARNIVALIZATION IN ORFEU DA CONCEIÇÃO
Resumo
Resumo: Este artigo apresenta uma análise semiótica de Orfeu da Conceição, objetivando compreender como ocorreu o processo de carnavalização do mito grego de Orfeu. Para tanto, usaremos a semiótica de extração russa, que nos ajudará a entender o processo de semiose responsável por essa ressignificação do mito trágico na personagem em questão. Outra base teórica essencial é a semiótica do teatro, cujos códigos-base nos darão o subsídio analítico para identificar os traços constitutivos daquilo que Bakhtin definiu como carnavalização, ou seja, o lugar do riso, do cômico e da inversão dialogados com a caracterização e ação do personagem Orfeu da Conceição.
Palavras-chave: Semiótica da Cultura; Orfeu da Conceição; Carnavalização; Semiótica do Teatro.
Abstract: This article presents a semiotic analysis of Orfeu da Conceição, aiming to understand in which way the process of carnavalization occurred to the Greek myth of Orfeu. To reach this, we will use the Russian semiotics theories, which will help us to understand the process of semiosis responsible for the re-signification of the tragic myth applied to the character in focus. Another essential theoretical basis to this paper is the semiotics of the theater, whose codes will give us the analytic resources to identify the constitutive features that Bakhtin defined as carnavalization, that is, the place of laughter, comedy and inversion dialogued with the characterization and action of the character Orfeu da Conceição.
Keywords: Semiotics of Culture; Orfeu da Conceição; Carnivalization; Semiotics of Theatre.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.