O CAMPO SEMÂNTICO-CULTURAL “RELIGIÃO E CRENÇAS” NA OBRA DE LUIZ GONZAGA

Autores

  • Josete de Lucena UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Sandro Luis de Sousa IFRN

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.44v25n1.53243

Palavras-chave:

Semântica Cultural: vertente de Contextos e Cenários, Luiz Gonzaga, Português Brasileiro

Resumo

O trabalho estuda o campo semântico-cultural “religião e crenças” em canções
de Luiz Gonzaga pelos pressupostos teóricos da Semântica Cultural, na vertente
de Contextos e Cenários. Pretende-se demonstrar que a obra gonzaguiana contém
particularidades semântico-culturais de variedades estigmatizadas do Português Brasileiro
que se identificam com a variedade rural nordestina. Neste artigo, fruto de nossa tese de
doutorado, pretendemos identificar e analisar algumas dessas peculiaridades. Para tanto,
os procedimentos metodológicos, fincados em um paradigma qualitativo de investigação
científica, contemplaram pesquisa bibliográfica, audições de música, transcrições
grafemáticas das canções coletadas e visita exploratória ao município de Exu–PE. A
compreensão dos sentidos especializados das lexias empregadas nas canções dependeram
de fatores contextuais e cenariais específicos, usados entre as pessoas mais simples da
área rural. De fato, no repertório linguístico empregado por Gonzaga, os sentidos dos
itens lexicais só foram compreendidos adequadamente, levando-se, necessariamente,
em consideração as influências linguísticas do contexto e, em grande medida, as
extralinguísticas (conjunto de conhecimentos sócio-histórico-culturais).

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Biografia do Autor

Josete de Lucena, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Professora do Departamento de Letras Clássica e Vernáculas. Desenvolve pesquisa na área de léxico e e Ensino.

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Publicado

2020-06-29