PERSUASÃO NO DISCURSO ONLINE
UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA SOBRE O TURISMO PANTANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.44v25n2.53794Resumo
A presente pesquisa, de cárater qualitativo-interpretativista, busca analisar o funcionamento discursivo sobre a temática “turismo” na mídia, com o intuito de compreender como se dá a persuasão do sujeito, de modo a convencê-lo a adquirir determinado produto ou serviço ou, ainda, aceitar uma ideia como verdadeira. Dessa forma, selecionou-se a reportagem intitulada “Bonito: o paraíso brasileiro de ecoturismo no MS”, que por ventura está presente em dois sites da internet, de maneiras distintas, circunstanciando assim na análise, a comparação dos efeitos de sentido e sua eficiência no processo de condução do leitor. O embasamento teórico da pesquisa advém da Semiótica Greimasiana, por meio dos preceitos de Barros (1990) e Fiorin (2011), no que concerne à análise do funcionamento do plano do conteúdo, e à semiótica visual, desdobramento da francesa, com os estudos de Pietroforte (2007), norteando o desenvolvimento da análise no plano da expressão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.