PERSUASÃO NO DISCURSO ONLINE

UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA SOBRE O TURISMO PANTANEIRO

Autores

  • Maria Luceli Faria Batistote Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Renan Ramires de Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.44v25n2.53794

Resumo

 

A presente pesquisa, de cárater qualitativo-interpretativista, busca analisar o funcionamento discursivo sobre a temática “turismo” na mídia, com o intuito de compreender como se dá a persuasão do sujeito, de modo a convencê-lo a adquirir determinado produto ou serviço ou, ainda, aceitar uma ideia como verdadeira. Dessa forma, selecionou-se a reportagem intitulada “Bonito: o paraíso brasileiro de ecoturismo no MS”, que por ventura está presente em dois sites da internet, de maneiras distintas, circunstanciando assim na análise, a comparação dos efeitos de sentido e sua eficiência no processo de condução do leitor. O embasamento teórico da pesquisa advém da Semiótica Greimasiana, por meio dos preceitos de Barros (1990) e Fiorin (2011), no que concerne à análise do funcionamento do plano do conteúdo, e à semiótica visual, desdobramento da francesa, com os estudos de Pietroforte (2007), norteando o desenvolvimento da análise no plano da expressão.

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Biografia do Autor

Maria Luceli Faria Batistote, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Departamento de Letras - Área: Linguística e Língua Portuguesa (Semiótica francesa e Análise do Discurso francesa)

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Publicado

2020-08-28