SEMIÓTICA DAS CULTURAS NATURAIS EM SUSPIROS POÉTICOS E SAUDADES, DE GONÇALVES DE MAGALHÃES
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.44v25n2.54826Resumo
A relação entre Literatura e Ciências da Natureza nem sempre é muito
explorada. Esta pesquisa dedicou-se a perscrutar essa relação, em busca de observar o
conhecimento científico desvelado na poeticidade constante no período do Romantismo.
Neste artigo, o enfoque ocorre em poemas presentes em “Suspiros Poéticos e Saudades”,
maior obra de Gonçalves de Magalhães, considerado o precursor do Romantismo no Brasil.
Esses poemas apresentam elementos associados aos conhecimentos científicos da área
de Ciências Naturais. Identificar, investigar e comparar a presença de tais informações
na Literatura permitem, muitas vezes, uma visão diferenciada acerca da compreensão de
situações cotidianas e/ou de fatos históricos, além de apresentar a perspectiva de experienciar
o gênero poema sob o olhar da Semiótica das Culturas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.