OS SIGNOS DO X E A IMAGÉTICA DE XUXA NA PUBLICIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.44v25n4.55579Resumo
É perceptível que nos últimos anos, profissionais da propaganda vem utilizando o apelo ao passado, trazendo para seus clientes uma nova roupagem na maneira de anunciar. Utilizar em campanhas publicitárias personalidades que fizeram sucesso em décadas passadas, é interagir com o lado emocional das pessoas e também com o que está guardado na memória, causando bons estímulos que são armazenados em nossas lembranças. Os Signos do X e a Imagética de Xuxa na Publicidade, analisa as relações existentes entre elementos ligados a apresentadora Maria da Graça Xuxa Meneghel em seu programa Xou da Xuxa, veiculado em meados dos anos de 1980 na TV Globo, assim como na publicidade daquele tempo e campanhas publicitárias difundidas nos últimos anos, onde a mesma aparece como garota propaganda, mostrando que ícones do passado, corroborarão que símbolos destaques desse tempo, hoje são uma ótima ferramenta para vendas. A realização das análises e também das relações apresentadas, terão como base a primeira tricotomia de Charles Sanders Peirce, quali-signo, sin-signo e legi-signo, uma vez que a teoria do filósofo se enquadra perfeitamente na análise comparativa aqui proposta.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.