O DISCURSO PERSUASIVO DO SUJEITO DAENERYS TARGARYEN EM UMA CENA DA SÉRIE TELEVISIVA “GAME OF THRONES”
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.44v25n4.55882Resumo
Para a construção do sentido do texto, a semiótica desenvolve o seu plano de conteúdo sob a forma de um percurso gerativo, este que possui três etapas que visam compreender o discurso em seus níveis de profundidades que vão do mais simples ao mais complexo. Todo enunciado tem como objetivo persuadir o outro, mesmo que de forma explícita ou não e, na prática da comunicabilidade, o objetivo final não é apenas informar, mas persuadir o ouvinte a assentir o que está sendo proferido. A partir disso, propõe-se neste trabalho uma análise semiótica de uma cena presente na série de TV “Game of Thrones”, objetivando o percurso do destinador-manipulador, para compreender, com o apoio do material teórico a partir da teoria de Algirdas Julien Greimas nas percepções principalmente de Diana Luz de Pessoa Barros (2003) e José Luiz Fiorin (2008) como a personagem Daenerys Targaryen conquista um exército de Imaculados. A partir da leitura das obras, serão aplicadas no objeto de estudo as características identificáveis para o auxílio da compreensão principalmente do processo manipulatório exercido pela actante principal da cena. Por fim, a análise oferece uma reflexão acerca da persuasão presente não só neste, mas nos enunciados de um modo geral.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.