TOPONÍMIA EM LIBRAS
LEVANTAMENTO, REGISTRO E CATEGORIZAÇÃO DE SINAIS DOS MUNICÍPIOS DO TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.44v25n4.56703Resumo
Este artigo apresenta os procedimentos de uma pesquisa em andamento em relação ao levantamento, registro e categorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Projeto intitulado Toponímia em Libras, da Universidade Federal do Tocantins, que objetiva documentar e disponibilizar topônimos em Libras de cidades do estado do Tocantins através do armazenamento de informações em Fichas Lexicográfico-Toponímicas Digitais. Os sinais são coletados a partir da conversa espontânea entre surdos, através de observação participante e também por meio de entrevistas com surdos membros da comunidade surda. Para o registro desses sinais, foi elaborada uma ficha lexicográfico-toponímica que envolve os seguintes microparadigmas: a imagem do topônimo em Libras; o Mapa e Localização do Município; o link de acesso ao vídeo na Plataforma do YouTube; o registro do sinal em escrita de sinais, através do sistema signwriting; o nome do topônimo em língua portuguesa; a região administrativa a qual a cidade pertence, no estado do Tocantins; a descrição do sinal em seus aspectos articulatórios; a morfologia do sinal (simples ou composto); a categoria do topônimo (nativo/puro, inicializado ou soletrado); a motivação do sinal (icônica ou motivação da língua portuguesa e seus desdobramentos); o nome da pesquisadora responsável pelo levantamento dos topônimos; o grupo de validação do topônimo; o tipo de fonte; e a data da coleta. As categorias de análise forram em relação à forma (nativos/puros, inicializados/híbridos e soletrados) e em relação à motivação desses sinais (icônica e motivação em português).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.