A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GÊNERO MULTIMODAL SEMINÁRIO
ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.44v25n4.56793Resumo
O presente artigo socializa reflexões sobre como o gênero oral multimodal seminário possibilita a ampliação das habilidades orais dos estudantes. Com o objetivo de ampliar oralidade dos estudantes por meio de um gênero oral visto como objeto ensinável, elaboramos uma sequência didática nos moldes de DOLZ e SCHNEUWLY (2011), que privilegiou os elementos multimodais que são inerentes ao ato da fala. Para tanto, baseamo-nos nos pressupostos teóricos à cerca dos gêneros orais e objetos ensináveis de DOLZ e SCHNEUWLY (2011), nas contribuições sobre multimodalidades de DIONÍSIO (2007), além do aspecto abordado em documentos oficiais Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso (2010) e da Base Nacional Curricular Comum (2016). O texto é composto por uma breve introdução a respeito das contribuições dos documentos oficiais, o seminário como gênero multimodal, da descrição das etapas da sequência didática e das considerações finais, em que são explorados os resultados promissores do trabalho com o gênero multimodal seminário.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.