A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GÊNERO MULTIMODAL SEMINÁRIO

ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE

Autores

  • Sandra Cristina Buchelt Unemat
  • SANTOS, Leandra Inês Seganfredo UNEMAT - Campos Sinop

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.44v25n4.56793

Resumo

O presente artigo socializa reflexões sobre como o gênero oral multimodal seminário possibilita a ampliação das habilidades orais dos estudantes. Com o objetivo de ampliar oralidade dos estudantes por meio de um gênero oral visto como objeto ensinável, elaboramos uma sequência didática nos moldes de DOLZ e SCHNEUWLY (2011), que privilegiou os elementos multimodais que são inerentes ao ato da fala. Para tanto, baseamo-nos nos pressupostos teóricos à cerca dos gêneros orais e objetos ensináveis de DOLZ e SCHNEUWLY (2011), nas contribuições sobre multimodalidades de DIONÍSIO (2007), além do aspecto abordado em documentos oficiais Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso (2010) e da Base Nacional Curricular Comum (2016). O texto é composto por uma breve introdução a respeito das contribuições dos documentos oficiais, o seminário como gênero multimodal, da descrição das etapas da sequência didática e das considerações finais, em que são explorados os resultados promissores do trabalho com o gênero multimodal seminário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-21