PROCESSO DE APROPRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.45v26n3.59521Resumo
RESUMO
Este estudo trata do desenvolvimento da linguagem escrita e apresenta elementos importantes à compreensão dos processos psíquicos que medeiam à aquisição da escrita estabelecendo relações entre a mesma e o desenvolvimento cultural. Adotamos como procedimento de pesquisa: análise conceitual do referencial bibliográfico através dos estudos de Lukács e da Psicologia Histórico-Cultural, utilizando as contribuições teóricas de Vigotski, Luria e Leontiev, pois os conceitos e a apreensão do real utilizada pelos autores para explicar como é que os indivíduos atravessam esse processo ainda dão conta do fenômeno estudado, embora existam outras concepções que também expliquem o processo de aquisição da linguagem, nós deixamos claro nossa opção de compreender e explicar a aquisição da linguagem pela esteira desse aporte teórico. Resgatando as propostas destes autores, buscamos contribuir com o conhecimento dos professores acerca do desenvolvimento da linguagem e do processo de ensino-aprendizagem durante a alfabetização escolar permitindo, assim, que os educadores aprimorem seus conhecimentos e práticas docentes.
Palavras-chaves: Trabalho. Linguagem. Escrita. Alfabetização. Psicologia Histórico-Cultural.
Downloads
Referências
ENGELS, Friedrich. O papel do trabalho na transformação do macaco em homem. 2004. Disponível: http://www.marxists.org/portugues/marx/1876/mes/macaco.htm. Acesso em: 15 ago. 2018.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução Rubens Eduardo Frias. 2ª. ed. São Paulo: Centauro, 2004.
LUKÁCS, Gyorgy. Para uma ontologia do ser social II. Tradução Nélio Schneider, Ivo Tonet, Ronaldo Vielmi Fortes. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2013. Tradução de: Zur Ontologie des gesellschaftlichen Seins.
LURIA, A. R. Fundamentos da neuropsicológica. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
LURIA, A. R. Pensamento e linguagem: as ultimas conferencias de Luria. Trad. de Diana Myriam Lichtenstein e Mário Corso. Supervisão de trad. De Sérgio Spritzer. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
LURIA, A. R. Curso de psicologia geral. Trad. de Paulo Bezerra. 2a ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991 (v. 1: Introdução evolucionista à psicologia).
LURIA, A. R. O desenvolvimento da escrita na criança. In: Vigotskii, L. S.; Luria, A. R.; Leontiev, A. N., Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem (16ª. ed., pp. 143-189). São Paulo: Ícone, 2018.
MARTINS, Lígia M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Tradução de Álvaro Pina – 1ª. Ed. – São Paulo: Expressão Popular, 2009. 128 p.
VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
VYGOTSKI, Lev Semenovitch. Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. Trad. José María Bravo. Obras Escogidas III. Madrid: Visor, 2000.
VIGOTSKI. L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2ª ed - São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogídas: Problemas del desarrollo de la psique, Madrid: Visor, 2012, v.3.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.