A NOÇÃO DE ATOR NA SEMIÓTICA FRANCESA

DA PERSONAGEM AO ATOR COLETIVO

Autores

  • Marcos Rogério Martins Costa Faculdade Unificada do Estado de São Paulo (FAUESP) e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.45v26n3.59984

Resumo

O termo ator emerge na tradição semiótica em substituição ao conceito de personagem (ou dramatis persona). O objetivo do artigo é retomar os pressupostos teóricos da supracitada noção, trazendo à luz contribuições recentes. A fundamentação teórica deste trabalho se assenta, de um lado, nos estudos seminais da semiótica discursiva (GREIMAS; COURTÉS, 2008; GREIMAS, 1973; 2014), e, de outro, nos desdobramentos recentes da semiótica tensiva (FONTANILLE; ZILBERBERG, 2001). Metodologicamente, este estudo se propõe a ser descritivo (MARCONI; LAKATOS, 2003), fazendo uma retomada bibliográfica, não exaustiva, dos principais pressupostos teóricos relacionados ao conceito de ator e da construção do conceito de ator coletivo. Como resultado, constata-se a relevância do conceito abordado para os estudos discursivos contemporâneos, demonstrando o estado da arte da noção de ator na teoria semiótica.

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Biografia do Autor

Marcos Rogério Martins Costa, Faculdade Unificada do Estado de São Paulo (FAUESP) e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP)

Doutor e Mestre em Letras pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Linguística geral da FFLCH-USP; Graduação em Letras (bacharelado e licenciatura), nas habilitações de Português e Linguística pela Universidade de São Paulo. Professor efetivo na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos Semióticos da USP - GES-USP, desde 2009, e do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo - GEL, desde 2010. Possui experiência em Língua Portuguesa, Linguística Geral, Semiótica, Análise do Discurso (AD-Francesa) e Estudos do Círculo de Bakhtin. Suas outras áreas de interesse são Ciências da Linguagem, Modelos de Ensino e Aprendizagem e Novas Mídias. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4627-9989

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Publicado

2021-10-14