ETHOS E CENOGRAFIA EM RESPOSTAS DE EMPRESAS NO SITE RECLAME AQUI
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.45v26n3.60785Resumo
Este artigo objetiva analisar duas cenas de enunciação em que empresas respondem a reclamações de clientes no site Reclame Aqui – plataforma que funciona como ferramenta de consulta de reputação –, a fim de investigar o modo como as imagens de enunciador produzidas constituem e legitimam esses discursos. A base teórica deste trabalho é a Análise do Discurso, especificamente, estudos desenvolvidos por Dominique Maingueneau, visto que o foco das análises é a constituição do ethos e da cenografia, conceitos teorizados pelo autor. A partir das análises, concluiu-se que, embora as tratativas obedeçam às mesmas restrições relativas ao gênero e ao tipo de discurso, a primeira empresa adota um tom protocolar e “automatizado”, pautando-se em um ethos de seriedade e prudência, enquanto a segunda empresa se vale de um modo de enunciação que produz a imagem de um enunciador amigável e “pessoalizado”, instituindo uma cenografia que simula a conversação informal.
Downloads
Referências
AMOSSY, Ruth. A argumentação no discurso. Tradução: Angela Corrêa [et al.]. São Paulo: Contexto, 2018.
MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da Enunciação. Tradução: Maria Cecília Perez de Souza e Silva[et al.]. São Paulo: Parábola Editorial, 2008a.
MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos Discursos. Tradução: Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2008b.
MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana (org.). Ethos discursivo. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015. p. 11-29.
MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, Ruth (org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2019, p. 69-92.
MAINGUENEAU, Dominique. Variações sobre o ethos. Tradução: Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2020.
PÊCHEUX, Michel. Análise Automática do discurso (AAD-69). In: GADET, Françoise;
HAK, Tony (org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Tradução: Bethania Mariani [et al.]. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.