Editorial
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.46v27n2.63704Resumo
A edição especial da Acta Semiotica et linguistica, vol 27, nº2, ano 46, intitulada Perspectivas presentes e futuras da semântica interpretativa, homenageia os 35 anos de criação da semântica interpretativa, pensada por François Rastier, a qual, tomando como base a linguística estrutural de Saussure, propõe uma teoria semântica unificada que vai da palavra, à frase, ao texto e ao corpus. Uma vez que o global determina o local, segundo o autor (3ª ed.2009) “o corpus de descrição tem uma incidência sobre o sentido do texto que, por seu turno, determina o sentido de suas unidades”. Com relação ao conceito de texto, “a semântica interpretativa propõe uma nova articulação entre a linguística dos textos, a filologia dos documentos e a hermenêutica das obras”. Hoje, ela encontra aplicação em diversos setores, desde a descrição das línguas ameríndias à linguística computacional. O autor considera o sentido feito de diferenças e, por isso, adota uma metodologia interpretativa, histórica e comparativa como aquela da antropologia e da maioria das ciências sociais. “Reconhecendo a Complexidade das línguas, definidas como formações culturais, a semântica interpretativa torna-se, assim, parte apaixonante de uma semiótica das culturas”(id. ib).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.