Expressão e conteúdo
Em um poema de Bandeira
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.46v27n3.64143Resumo
Tomando por base os preceitos da semiótica linguística, que também é conhecida como greimasiana, este trabalho visa estudar a expressão e o conteúdo no poema “Consoada”, de Manuel Bandeira, procurando demonstrar que a temática da aceitação da morte pode ser apreendida tanto pelo conteúdo posto, como fizeram alguns exegetas da obra do poeta, quanto pela expressão pressuposta, como tentei elucidar com esta análise.
Downloads
Referências
ARRIGUCCI, Davi. Humildade, paixão e morte na poesia de Manoel Bandeira. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
BANDEIRA, Manuel. Consoada. In: Poesia e prosa. INTRODUÇÃO GERAL POR Sérgio Buarque de Holanda e Francisco de Assis Barbosa. vol. II. Prosa Editora José AGUILAR, Ltda. Rio de Janeiro, D.F., 1958. P. 221.
BANDEIRA, Manuel. Itinerário de Pasárgada. Rio de Janeiro: Livraria São José: 1957.
BATISTA, Maria de Fátima Barbosa de Mesquita. O percurso gerativo da significação. Revista do GELNE (UFC), Fortaleza, v. 3, 2001.
BATISTA, Maria de Fátima Barbosa de Mesquita. Semiótica e cultura: valores em circulação na literatura popular. Manaus: Anais da 61ª Reunião Anual da SBPC, 2009.
BATISTA, Maria de Fátima Barbosa de Mesquita. Modelos Pancrônicos de Descrição Linguística: Percursos de Sentido. In: Revista Internacional – Acta Semiótica et Linguística, v. 19, n. 1, 2014 João Pessoa: Editora Universitária/UFPB/Ideia, 2014.
GREIMAS, Algirdas Julien. & COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 2016.
GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o Sentido I: Ensaios semióticos. Petrópolis: Vozes, 1975.
GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o sentido II: Ensaios semióticos. São Paulo: Nankin: Edusp, 2014.
GREIMAS, Algirdas Julien. Semântica estrutural. Trad. Haquira Osakape e Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 1973.
HÉNAULT, Anne. História concisa da Semiótica. São Paulo: Parábola, 2006.
HJELMSLEV, Louis. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. Tradução de J. Teixeira Neto. 2ª Ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
MORAES, Emanuel de. Bandeira, análise e interpretação literária. Rio de Janeiro: José Olympio, 1962.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 2004.
SAUSSURE, Ferdinand de.. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Editora Cultrix, 1969.
SAUSSURE, Ferdinand de.. Cours de Linguistique Générale. Paris: Payot, 1964.
Consoada. Disponível: https://dicionario.priberam.org/%20CONSOADA Acesso: 25 de abril de 2022.
Consoada. Disponível: https://aulete.com.br/consoada Acesso: 25 de abril de 2022.
Inscrição. Disponível: https://blogdospoetas.com.br/poemas/inscricao/ Acesso: 25 de outubro de 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.