UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA OBRA “24 DE ABRIL - LEI DA LIBRAS” DO POETA SURDO MAURÍCIO BARRETO

Autores

  • Lígio Josias Gomes de Sousa Programa de Pós-graduação em Letras-PPGL-UFPB
  • Janaína Aguiar Peixoto Programa de Pós-graduação em Letras-PPGL-UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.47v28nDossiê.66314

Palavras-chave:

Semiótica, Literatura Surda, Poeta Popular, Cultura Surda

Resumo

Embora os sujeitos surdos brasileiros compartilhem da mesma nacionalidade dos ouvintes, eles apresentam aspectos diferentes ao se desenvolverem como cidadãos biculturais e bilíngues e possuem aspectos peculiares de uma cultura própria, aquela do povo surdo, que não tem demarcação geográfica. Sendo assim, este estudo pretende levar ao conhecimento da sociedade
brasileira aspectos da cultura surda, sua língua, valores e crenças, a partir de um estudo Semiótico da poesia 24 de abril Lei da Libras, do poeta popular nordestino, surdo, Maurício Barreto, inserida dentro do contexto sócio, histórico e cultural da literatura surda como um todo e, em especial, da obra do referido autor. Para tanto, vimos como necessário fazer um levantamento biobibliográfico do poeta e aí inserir a poesia escolhida, mostrando a riqueza dessa Literatura, a inserção do surdo na sociedade, através da valorização de sua língua, além de promover a preservação e a valorização desta herança cultural que é a Literatura Surda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, D. L. P. Teoria Semiótica do Texto. São Paulo: Editora Ática, 2002.

BATISTA, Mª de Fátima B. de M. A semiótica: caminhar histórico e perspectivas atuais. Rv. De Letras nº25, vl ½ jan/dez. 2003.

BATISTA, Mª de Fátima B. de M. O romanceiro tradicional do Nordeste do Brasil: uma abordagem semiótica, tese defendida na USP- SP, em 1999.

CARVALHO, J. M. O ideal de completude narcísica e o adolescente surdo: um estudo clínico. 2000. Dissertação de mestrado. Pontifício Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais, 1994, Salamanca-Espanha

FIORIN, J. L. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 2ed. São Paulo: Ática, 2002. 318p.

GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 2012.

LEITE, T. A. Língua, Identidade e Educação de Surdos, Ponto Urbe [Online], 2 | 2008.

PEIXOTO, J. A. e VIEIRA, M. R. (Org). Artefatos culturais do povo surdo: discussões e reflexões. – João Pessoa: Sal da Terra, 2018.

PEIXOTO, J. A. A tradição literária no mundo visual da comunidade surda brasileira. Coleção Pós Letras. Vol 2. João Pessoa: PPGL/UFP, 2020.

RASTIER, François. Ação e sentido por uma semiótica das culturas. João Pessoa: Ideia/Editora Universitária, 2010.

SANTAELLA, L.O que é Semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983.

STRÖBEL, K. L. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Ed. UFSC, 2008.

SUTTON-SPENCE, R. Imagens da Identidade e Cultura Surda sna Poesia em Língua de Sinais. In Quadros, R. M. Questões Teóricas das Pesquisas em Línguas de Sinais. Petrópolis. Arara Azul. 2008.

SALLES, H. M. M. L.; FAULSTICH, E.; CARVALHO, O. L.; RAMOS, A. A. L. Ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. Vol. 1. Brasília: MEC, SEESP, 2004.

Downloads

Publicado

2023-04-01