FORMAÇÃO LEITORA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
POSSIBILIDADES PELO VIÉS DA SEMIÓTICA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.47v28n01.66315Palavras-chave:
Semiótica, Leitura, Educação básicaResumo
Para a construção do conhecimento, a frequência da leitura é uma prática necessária,seja na esfera escolar ou fora dela. E esta é uma preocupação constante de especialistas da área: como promover a leitura em sala de aula de educação básica de
modo que os alunos se tornem protagonistas dessa ação para além da instituição educativa? Pensando que a frequência do ato de ler agregada ao gostar substancia a promoção de um leitor competente, este texto propõe fomentar o debate sobre a contribuição que a semiótica do discurso de base greimasiana pode oferecer para a formação leitora na educação básica. Para tanto, buscamos apoio especialmente nos estudos de pesquisadores que acreditam nas possibilidades de aplicação didática da semiótica para a leitura e a produção do texto em sala de aula, a exemplo de Fiorin (2004; 2011), Simões e Melo (2011), Barros (2011), Teixeira (2014; 2021), Lima (2021), além de Rastier (2010; 2015)sobre educação e dívida simbólica. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Para este texto, partimos da ideia de que é possível se utilizar da semiótica como uma metodologia para ajudar o despertardo aluno para a prática que estimula o gosto pela leitura, uma vez que, sabendo o que explorar no texto, o/a leitor/a se sente mais motivado para lê-lo.
Downloads
Referências
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 2005.
BARROS, Diana Luz Pessoa. Estudos do discurso. In: FIORIN, J. L. (Org). Introdução à linguística. II. Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2011.
BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. São Paulo: Edusc, 2003.
FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. 15 ed. São Paulo: Contexto- Edusp, 2014.
FIORIN, José Luiz. Linguística e pedagogia da leitura. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 107-117, 1º sem. 2004.
GREIMAS, Algirdas Julien.; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. São Paulo: Cultrix, 2008.
RASTIER, François. Ação e sentido por uma semiótica das culturas. João Pessoa: Ideia/ Editora Universitária, 2010.
RASTIER, François. Semiótica da transmissão. In.: BATISTA, Maria de Fátima Barbosa de Mesquita; RASTIER, François. Semiótica e Cultura: dos discursos aos universos construídos. João Pessoa: Editora UFPB, 2015.
RIBEIRO, Fabiana Patrícia Lovato; LIMOLI, Loredana. Teoria semiótica: uma alternativa para o ensino de leitura. Anais do 6º Encontro Celsul - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2004.
SANTAELLA, Lúcia. Leitura de imagens. São Paulo, Melhoramentos, 2012.
SIMÕES, DarciliaMarindir Pinto; MELO, Eliana Meneses de. Pelo olhar da semiótica: leitura e produção de texto. Caderno Seminal Digital Ano 17, nº 16, V. 16 (Jul.- Dez/2011) – ISSN 1806-9142.
TEIXEIRA, Lucia; FARIA, Karla; SOUSA, Silvia Maria de. Textos multimodais na aula de português: metodologia de leitura. Desenredo: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, v.10, n.2, p.324-336, jul/dez 2014. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/4295/3095.
SOUSA, Sílvia Maria de; TEIXEIRA, Lucia. Contribuições da Semiótica às práticas de multiletramento. Estudos Semióticos, 15(2), 46-62, dez 2019. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.165201. Acesso em: 05 mai. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.