RÉFLEXIONS SEMANTIQUES SUR L’ARTICLE DANS L’OEUVRE LEXICOGRAPHIQUE

Autori

  • Maria Aparecida BARBOSA

Abstract

Neste trabalho, a Autora examina certos aspectos da análise semântica e semântico-sintáxica da unidade lexical na elaboração do enunciado definicional da obra lexicográfica. Para tanto, leva em conta as relações de significação, como a sinonímia, a parassinonímia, a hiperonímia, a hiponímia, a co-hiponímia e a paronímia, na definição lexicográfica, com vistas à formulação de uma tipologia das obras lexicográficas, em função de sua natureza, extensão e fim a que se destina.

A Autora discute igualmente a importância da articulação dos diferentes tipos de relação de significação para a construção da macro e microestrutura da obra lexicográfica, bem como de seu sistema de remissivas.

Finalmente, a Autora analisa o papel desempenhado pelo desvio em relação à norma como base do movimento de recategorização, isto é, mudança progressiva das relações de significação- Sinonímia, parassinonímia, co-hiponímia-, e sua implicação no sistema de remissivas.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Come citare

BARBOSA, M. A. (2014). RÉFLEXIONS SEMANTIQUES SUR L’ARTICLE DANS L’OEUVRE LEXICOGRAPHIQUE. Acta Semiotica Et Lingvistica. Recuperato da https://periodicos.ufpb.br/index.php/actas/article/view/18273

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS