Foco e Escopo

[PT]

A Revista Latino-americana de Jornalismo – ÂNCORA é uma publicação acadêmica vinculada ao Programa de Pós-graduação em Jornalismo da UFPB destinada a acadêmicos, pesquisadores e profissionais do jornalismo do Brasil e do exterior. A Revista é direcionada a produção acadêmico-científica na área do Jornalismo e suas interfaces e aplicabilidades no campo comunicacional e áreas afins. Enfatiza a pesquisa, reflexão teórica-metodológica, vertentes e hibridismos do campo jornalístico bem como análise das práticas e produtos do mercado da notícia, plataformas de produção e veiculação jornalística. ÂNCORA tem como objetivos estimular a produção acadêmica, a pesquisa, a reflexão analítica, a experimentação e as releituras dos processos comunicacionais demarcados no campo do jornalismo.

[EN]

FOCUS AND SCOPE
The scientific journal Latin American Journalism - ÂNCORA is an academic publication linked to the Graduate Program of Journalism at the Universidade Federal da Paraíba aimed at academics researches and practitioners of journalism from Brazil and abroad. The journal is targeted at academic-scientific production in the area of journalism and it’s interfaces and applicabilities in the communication field and related fields. The journal emphasizes researches, theoretical and methodological reflection, sheds and hybridity of the journalistic field as well as analysis of practices and news market, production platforms and news broadcasting. ÂNCORA aims to stimulate the academic production, research, analytical reflection, experimentation and reinterpretation of communication processes demarcated in the field of journalism.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos acadêmicos submetidos à Revista ÂNCORA pelos autores\coautores serão encaminhados para dois PARECERISTAS EXTERNOS que integram os Conselhos Editorial e Científico, preservando o anonimato dos autores (Blind peer review) e PARECERISTAS. O Editor Geral estabelece a ponte entre os PARECERISTA e AUTORES\AUTORAS evitando a identificação de autoria do trabalho avaliado. Em caso de empate na avaliação, os artigos serão direcionados a um terceiro avaliador. Esse mecanismo de Avaliação às CEGAS omite a identificação dos autores para os Avaliadores e Vice e versa.
Caso necessário, e em situações específicas, o Conselho Editorial poderá encaminhar artigos para PARECERISTAS Ad Hoc, ou seja, avaliadores que não compõem o Conselho Científico da Revista ÂNCORA desde que os mesmos possuam a titulação de Doutor (a) e conhecimento na área.
Os textos enviados devem ser inéditos e originais, não publicados anteriormente em nenhum periódico acadêmico. Podem submeter sua produção à Revista doutores e doutorandos. Autores fora desse espectro (mestres, mestrandos, graduados e graduandos envolvidos Projetos de Iniciação Científica) podem inscrever artigos, resenhas e relatos profissionais em regime de coautoria com autores-doutores.

PLÁGIO E AUTOPLÁGIO

A Revista ÂNCORA refuta com veemência, toda e qualquer prática de PLÁGIO ou AUTOPLÁGIO. Os artigos submetidos ao referido periódico científico passam pelo processo de avaliação inicial quanto a verificação e adequação dos aspectos formais e, logo em seguida, é aplicado o anti-plágio CopySpider freeware.

PLAGIARISM and SELF-PLAGIARISM

The Journal ANCHOR refutes vehemently any practice PLAGIARISM or self-plagiarism. Articles submitted to that journal pass through the initial assessment process as verification and adequacy of formal aspects and thus is then applied the anti-plagiarism CopySpider freeware.

Periodicidade

Semestral.
Envio de artigos, relatos profissionais e resenhas em regime de fluxo contínuo.

Política de Acesso Livre

A Revista  ÂNCORA (ISSN 2359-375X) é uma publicação científica de “acesso aberto” que integra o Open Journal Systems (OJS) com base nos princípios estabelecidos pela Open Archives Initiative (OAI). Ao incorporar o paradigma de acesso livre à informação e conhecimento, a Revista ÂNCORA disponibiliza todo o seu conteúdo para ACESSO LIVRE, podendo qualquer usuário compartilhar, buscar, realizar download, gerar links, movimentar off-line sem qualquer tipo de restrições desde que seja mencionada a fonte, autoria e sem finalidades comerciais. Não há necessidade de inscrição prévia. O acesso é livre e gratuito na totalidade das publicações. Todos os trabalhos publicados na Revista ÂNCORA (ISSN 2359-375X) estão sob a licença da Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 POLÍTICA DE TAXAS PARA PROCESSAMENTO DE ARTIGOS

[PT]

A Revista ÂNCORA não cobra taxas pela submissão de artigos por parte dos autores.

RATE POLICY ARTICLES PROCESSING

[EN]

The Journal ANCHOR  does not charge fees for submission of articles by the authors.

Indexadores e Diretórios | Indexers and Directories

Internacionais | International


DOAJ - Suécia


Latindex | México

Crossref - USA/United Kingdom


OCLC WorldCat | Estados Unidos


Elektronische Zeitschriftenbibliothek | Alemanha


MIAR (Information Matrix for the Analysis of Journals) | Espanha


REDIB - Espanha


DAIJ - Indonésia 


SHERPA/RoMEO | Inglaterra


ResearchBid - Reino Unido


Eurasian Scientific Journal Index | República do Cazaquistão ´


UNIVERSAL IMPACT FACTOR - Journal Impact Factor

Crosscheck 


Vérsila


Journal TOCS - Reino Unido


Directory of Research Journals Indexing - Índia

 

Nacionais | National


Sumários.org (Sumários de Revistas Brasileiras)


Diadorim (Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras)


SEER | IBICT (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas)


REVIScom (Rede Confibercom de Revistas de Comunicação)


Periódicos UFPB (Portal de Periódicos Científicos Eletrônicos da UFPB)


LivRe | Revistas de Livre Acesso - Brasil 

Biblioteke Virtual - Brasil

Google Acadêmico

Histórico do periódico

A Revista ÂNCORA é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba. Foi gestada em fevereiro do ano de 2014 a partir da necessidade do Mestrado em Jornalismo ampliar a sua interlocução com trabalhos de pesquisadores do Brasil e, principalmente, da América Latina. A meta da Revista é congregar em seu Conselho Científico, 100 (cem) pesquisadores do Brasil, da América Latina e Europa. Já disponibilizou quatro edições tendo por base os seguintes Eixos Temáticos:

► Jornalismo Digital | v. 1, n. 1 (2014);

► Jornalismo, Participação e Cidadania v. 2, n. 1 (2015);

► Jornalismo, Participação e Cidadania v. 2, n. 2 (2015);

► Conceitos e Experiências: Jornalismo Multiplataforma v. 3, n. 1 (2016).

Já publicamos as chamadas das futuras edições de  ÂNCORA:

► Mobilidades no Jornalismo Vol. 3 Nº 2 – 2016;

► Jornalismo e Acessibilidade em Ambientes Multiplataforma Vol. 4 Nº 1 – 2017;

► JORNALISMO DE ESPORTES: o campo, o corpo e a comunicação Vol. 4 Nº 2 – 2017 e;

► Ética no Jornalismo Vol. 5 Nº 1 – 2018.