Prosumer e telejornalismo digital

Autores

  • Olga Tavares Universidade Federal da Paraíba - Brasil
  • Pâmela Bório

Palavras-chave:

Comunicação, Prosumer, TVDI, Telejornalismo.

Resumo

Este texto apresenta  os novos hábitos de consumo e produção de informação e a emergência do prosumer, protagonista nesse processo. O termo foi criado por Alvin Tofler (2007) para designar o novo perfil produtor-consumidor. O prosumer surge como produtor de informação midiática, forte e influente, participando ativamente na elaboração de conteúdos informativos diversos nas novas mídias: Internet e TV Digital Interativa – TVDI. Os profissionais do jornalismo estão tendo que se reinventar. O público deixou de ser passivo. A indústria audiovisual vem se adaptando aos novos tempos de popularização da Internet e crescimento contínuo das redes sociais. A atuação do prosumer, apesar de ser algo recente, já produz efeitos  importantes na história audiovisual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olga Tavares, Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUCSP). Pós-doutora em Comunicação (UFRJ). Professora do DECOM/PPGC/PPGJOR/UFPB.

Pâmela Bório

Mestre em Comunicação – PPGC/UFPB. Jornalista e apresentadora do programa Panorama/TV Tambaú-PB.

Referências

ACCIOLY, Sheila Mendes; BEZERRA, Porto. Telejornalismo em plataformas interativas. Em Questão, v. 17, n. 2, 2011. Disponível em: < http://200.144.189.42/ojs/index.php/revistaemquestao/article/viewArticle/7887>. Acesso em: 19 jun. 2013.

AMARAL, I. Participação em rede: do utilizador ao “consumidor 2.0” e ao “prosumer”. Revista Comunicação e Sociedade, Minho, n. 22, p. 131-147, 2012. Disponível em:

< http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/comsoc/article/view/1278>. Acesso em: 15 jun. 2013.

BECKER, Beatriz; MACHADO, Mônica. Brasil entre as telas e as ruas: produção e consumo das narrativas jornalísticas audiovisuais sobre os protestos nacionais de junho de 2013. XXIII ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, na Universidade Federal do Pará, Belém, de 27 a 30 de maio de 2014. Disponível em:

< http://compos.org.br/encontro2014/anais/Docs/GT10_ESTUDOS_DE_JORNALISMO/templatecompos2014valendobecker_2231.pdf>. Acesso em: 8 jul 2014.

BENDER, W. Prefácio. In: SAAD CORREA, E. Estratégias 2.0 para a mídia digital: internet, informação e comunicação. São Paulo: Editora Senac, 2003. p. 9-13.

BLOGDOZEFREITAS. William Correa, do Jornal da Cultura, fala sobre os desafios do telejornalismo. 13/6/2014. Disponível em: < http://www.blogdozefreitas.com.br/index.php/12-blog/1916-willian-correa-do-jornal-da-cultura-fala-sobre-os-desafios-do-telejornalismo>. Acesso em: 8 jul 2014.

BRAGA, W.O.A. O Modelo de Gestão de Desempenho em Implantação na Hidrelétrica Itaipu. Universidad TresFronteras, 2010. 116p.

CUNHA, C.V.M.; SILVA, M.J.M.C.A. Os desafios da liderança no mundo corporativo. Anuário da Produção Acadêmica Docente. Vol. 4, Nº 7, 2010. pp. 67-88.

DUARTE, Elizabeth B. Televisão: ensaios metodológicos. Porto Alegre: Sulina, 2004.

ESTADAO.COM TV Digital deve chegar a 65% da população neste ano. 14/5/2014. Disponível em:

< http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,tv-digital-deve-chegar-a-65-da-populacao-neste-ano,184821e>. Acesso em: 8 jul 2014.

FOLHA POLITICA. Informação pela internet derruba audiência de telejornais. 19/9/2013. Disponível em:

< http://www.folhapolitica.org/2013/09/informacao-pela-internet-derruba.html>. Acesso em: 8 jul 2014.

FOLHAUOL. Redes sociais mudam a forma de ver TV. 22/4/2013. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/04/1265769-redes-sociais-mudam-a-forma-de-ver-tv.shtml . Acesso em: 8 jul 2014.

FOLHAUOL. De seus 10 principais programas, Globo perde ibope em 8. 28/2/2014. Disponível em:

< http://f5.folha.uol.com.br/colunistas/ricardofeltrin/2014/02/1418736-de-seus-10-principais-programas-globo-perde-ibope-em-8.shtml>. Acesso em: 8 jul 2014.

FONTENELE, M.; BARRETO, V. S. Estratégias de comunicabilidade no telejornal SBT Brasil: Gêneros, corporalidades e pactos simbólicos. Revista Temática, Ano X, n. 5. Maio 2014. Disponível em: < http://www.insite.pro.br/2014/Maio/estrategias_comunicabilidade_telejornal.pdf>. Acesso em: 8 jul 2014.

FONSECA, Marcelo Jacques; GONÇALVES, Manuela Albornoz; OLIVEIRA, Marta Olivia Rovedder de; TINOCO, Maria Auxiliadora Cannarozzo. Tendências sobre as Comunidades Virtuais da Perspectiva dos Prosumers. RAE- eletrônica - v. 7, n. 2, Art. 24, jul./dez. 2008.

FREITAS, P.L.C. Alinhamento Estratégico entre os planos de Tecnologia da Informação e os Planos de Negócio: uma análise dos fatores Influenciadores. Dissertação (Mestrado em Administração). Santa Maria/RS: Universidade Federal de Santa Maria, 2007.

GLOBO.COM Brasileiro passa mais tempo na internet que na TV, diz pesquisa. Mas é a TV a mídia preferida. 07/03/2014. Disponível em < http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/brasileiro-passa-mais-tempo-na-internet-que-na-tv-diz-pesquisa-11810499#ixzz36sgiTHVY>. Acesso em: 8 jul. 2014.

IBGE. Pesquisa 2011. Disponível em:

< www.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas/pesquisa_resultados.php?>. Acesso em: 8 jul 2014.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Ed. Aleph, 2009.

JORNALTERCEIRAVIA. Em 2013, Brasil vira 'potência' das redes sociais. 26/12/2013. Disponível em:

< http://www.jornalterceiravia.com.br/noticias/pais/38974/em_2013,_brasil_vira_>. Acesso em: 8 jul. 2014.

KARAM, Francisco José Castilhos. A ética jornalística e o interesse público. São Paulo: Summus, 2004.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10. ed. 7ª reimpressão. Tradução Bazán Tecnologia e Linguística; Revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

LEMOS, A., Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre, Sulina, 2002.

LEVY, Pierre. Cibercultura. 34. ed. São Paulo, 1999.

MAQUINADOESPORTEUOL. Audiência da Copa do Mundo na TV aberta aumenta de 2010 para 2014. 27/6/2014. Disponível em: < http://maquinadoesporte.uol.com.br/artigo/copa-de-2014-tem-aumento-de-audiencia-na-tv-aberta_26683.html>. Acesso em: 8 jul. 2014.

MARTELETO, Regina Maria. Análise de redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 71-81, jan./abr. 2001.

MENDONÇA, Bruno H.M. de; COCA, Adriana P. Segunda tela: a internet pervasiva como possibilidade de extensão dos conteúdos televisuais.

Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, n.3, dez 2013. Niterói,RJ: UFF, 2013.

MIDIABOOM. 86% dos brasileiros gostam de comentar em redes sociais o que assistem na TV. 27/11/2013. Disponível em: < http://midiaboom.com.br/dados-e-estatisticas/86-dos-brasileiros-gostam-de-comentar-em-redes-sociais-o-que-assistem-na-tv/>. Acesso em: 8 jul. 2014.

PAVLIK, John. Journalism and new media. Columbia University Press: New York, 2001.

PRAGMATISMO POLÍTICO. Audiência dos telejornais em queda livre. 19/5/2014. Disponível em:

< http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/05/audiencia-dos-telejornais-em-queda-livre.html>. Acesso em: 8 jul. 2014.

PRIMO, Alex e RECUERO, Raquel da Cunha. Hipertexto cooperativo: uma análise da escrita coletiva a partir dos blogs e da Wikipédia. Revista da FAMECOS, Porto Alegre. n.22, 2003.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. 3. ed. São Paulo: Paulus, 2009.

SANTOS, Carlos Roberto. Fatores de Influência para Adoção da Inovação em Gestão de Projetos: Uma Aplicação em Tecnologia da Informação. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas), Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2006.

SANTOS, Dimas Dion de Silva. A Audiência participativa na TV-Da Inércia a Co-Criação. Revista de Radiodifusão-SET, v. 7, n. 7, 2013. Disponível em:

< http://www.set.com.br/revistaeletronica/radiodifusao/index.php/revistaderadiodifusaoset/article/view/79>. Acesso em: 26 jul. 2013.

SGANOTICIAS. Crise nos telejornais: cai Ibope na Globo, Band e SBT. 19/5/2014. Disponível em:

< http://www.sganoticias.com.br/2014/05/crise-nos-telejornais-cai-ibope-na.html>. Acesso em: 8 jul. 2014.

SHIRKY, Clay. A Cultura da Participação, criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro, Zahar, 2011.

TAVARES, Olga. A TV digital que se quer ver. Revista Culturas Midiáticas-PPGC/UFPB, v.1., n.1, 2011. Disponível em < www.cchla.ufpb.br/ppgc>. Acesso em: 10 out. 2012.

TAVARES, Olga. A TV Universitária Digital Interativa & Redes Sociais: a convergência possível. Verso e Reverso, XXV(60):165-171, setembro-dezembro 2011. São Leopoldo/RS: Unisinos. Disponível em: < http://revistas.unisinos.br/index.php/versoereverso/article/view/ver.2011.25.60.03>. Acesso em: 10 out. 2012.

TECHTUDO. App Globo permite interação em jogos e exibe até replay multiângulo. 8/7/2014. Disponível em:

< http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/07/app-globo-permite-interacao-em-jogos-e-exibe-ate-replay-multiangulo.html>. Acesso em: 8 jul 2014.

TELAVIVA.COM Brasil tem 43% de domicílios conectados e 51% da população é usuária de Internet. 26/6/2014. Disponível em: < http://www.telaviva.com.br/26/06/2014/brasil-tem-43-de-domicilios-conectados-e-51-da-populacao-e-usuaria-de-internet/pt/381879/news.aspx>. Acesso em: 8 jul. 2014.

TOFFLER, Alvin. A terceira onda. Trad. João Távora. 29. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim. O moderno profissional da informação: Formação e perspectiva profissional. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon, CI. Inf. Florianópolis, Brasil, Nº 9, p. 16-28, 2000.

VIZEU, Alfredo; CORREIA, João Carlos. A construção do real no telejornalismo: do lugar de segurança ao lugar de referência. Trabalho apresentado no IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Porto Alegre, 5 a 9 de setembro de 2006.

WIKIPEDIA. Disponível em:

< http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal/>. Acesso em: 26 jul. 2013.

XAVIER, Sergio de Souza. Comunidades Virtuais: A importância da interação no aspecto da relação de consumo no ciberespaço. Dissertação (Mestrado em Administração). Rio de Janeiro: UNIGRANRIO, 2012. 124p.

Downloads

Publicado

2015-01-23

Edição

Seção

Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique