Mobilidade e ubiquidade: novas possibilidades no desenvolvimento do processo jornalístico

Autores

  • Sandra HENRIQUES Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Brasil

Palavras-chave:

Jornalismo, Mobilidade, Ubiquidade, Métodos móveis, Comunicação.

Resumo

O uso de dispositivos móveis e a amplitude das possibilidades de mobilidade vêm gerando novas perspectivas perante o processo informacional e comunicacional. Isto passa a ser observado no momento em que os indivíduos estão conectados o tempo todo e têm a possibilidade de produzir e compartilhar informações de forma imediata por meio de uma comunicação ubíqua. Este processo é um dos ícones da sociedade atual no que se refere aos processos comunicacionais, ampliando a circulação de informação através dos dispositivos móveis, além de mudar a relação entre as pessoas e os espaços, o que tende a alterar o desenvolvimento do processo jornalístico. A partir da perspectiva do movimento das pessoas, pode-se compreender a ruptura nos moldes do jornalismo tradicional com a possibilidade do conteúdo ser desenhado exclusivamente para uso em plena mobilidade.

DOI: 10.21204/2359-375X/ancora.v3n2p14-30

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra HENRIQUES, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Brasil

Jornalista. Doutora e mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Integra o projeto de pesquisa Ubiquidade Tecnológica da Sociedade em Rede. É uma das organizadoras do livro II Encontro de Ubiquidade Tecnológica: uma perspectiva transdisciplinar, publicado pela Editora Universitária da PUCRS. Contato: henrisandra@gmail.com

Referências

BÜSCHER et al. Mobile Methods. New York: Routledge, 2011.

CANEVACCI, Massimo. Digital Auratic Reproducibility: Ubiquitous Ethnographies and Communicational Metropolis. In An Ethnography of Global Landscapes and Corridors, 2012. Disponível em: <http://cdn.intechopen.com/pdfs/31547.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2015.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999.

LEMOS, André. Cibercultura e Mobilidade. Comunicaciones Móviles, in Razón y Palabra, n. 41, Octubre/Noviembre 2004. México.

LEMOS, André. Cidade e Mobilidade. Telefones Celulares, funções pós-massivas e territórios informacionais. In: Matrizes, Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, USP, ano 1, n.1, São Paulo, 2007, ISSN 1982-2073, pp.121-137.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 2007.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Editora ALEPH, 2008.

JENKINS, Henry; FORD, Sam; GREEN, Joshua. Cultura da Conexão. São Paulo: Editora ALEPH, 2014.

SANTAELLA. Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

SIMMEL, Georg. Questões fundamentais da sociologia. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 2006.

TARDE, Gabriel. A Opinião e as Massas. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora, 2005.

URRY, John. Mobilities. Cambridge: Polity Press, 2007.

WEISER, Mark. The Computer for th 21st Century. Scientific American, pp 94-100, set 1991. Disponível em: < http://www.ubiq.com/hypertext/weiser/SciAmDraft3.html >. Acesso em: 15 jul. 2016.

Downloads

Publicado

2016-09-29

Edição

Seção

Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique