PRODUÇÃO DE SENTIDO E EFEITOS DE PROTAGONISMO NA COBERTURA DE UM JORNAL LOCAL: análise de narrativas

Autores

  • Marcos Fábio Belo MATOS Universidade Federal do Maranhão | Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2017v4n2.40095

Palavras-chave:

Assessoria de comunicação, Jornal O Progresso, Produção de sentido, Suzano.

Resumo

Este artigo tem a intenção de analisar a produção noticiosa, no jornal O Progresso, de Imperatriz-MA, sobre a implantação da Fábrica Suzano de Papel e Celulose na cidade. Trata-se de uma pesquisa com aporte metodológico assentado no levantamento bibliográfico e no cotejamento do corpus do jornal, feito de um recorte de 46 matérias, entre notícias e reportagens (das 213 que o jornal publicou nessa fase), relativas a 37 manchetes sobre a implantação da empresa, entre os anos de 2011 e 2014, cobrindo todo o período de construção da planta industrial, até a sua apoteótica inauguração. A intenção era analisar a narrativa que o jornal construiu para este acontecimento, destacando nela os engendramentos que as empresas de assessoria de comunicação (tanto da Suzano quanto do poder municipal e ainda do estadual) acionaram, com o fim de narrar positivamente essa instalação, redundando em uma produção de sentido bastante favorável à identidade empresarial da Suzano, na cidade, região e estado.

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Biografia do Autor

Marcos Fábio Belo MATOS, Universidade Federal do Maranhão | Brasil

JORNALISTA, pós-doutorado em comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em comunicação e cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduado em Licenciatura em Língua Portuguesa. Especialista em Especialização em Língua Portuguesa pela Faculdade Athenas Maranhense (FAMA). Contato: marcosfmatos@gmail.com.

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Publicado

2018-06-01

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