PRODUÇÃO DE SENTIDO E EFEITOS DE PROTAGONISMO NA COBERTURA DE UM JORNAL LOCAL: análise de narrativas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2017v4n2.40095Palavras-chave:
Assessoria de comunicação, Jornal O Progresso, Produção de sentido, Suzano.Resumo
Este artigo tem a intenção de analisar a produção noticiosa, no jornal O Progresso, de Imperatriz-MA, sobre a implantação da Fábrica Suzano de Papel e Celulose na cidade. Trata-se de uma pesquisa com aporte metodológico assentado no levantamento bibliográfico e no cotejamento do corpus do jornal, feito de um recorte de 46 matérias, entre notícias e reportagens (das 213 que o jornal publicou nessa fase), relativas a 37 manchetes sobre a implantação da empresa, entre os anos de 2011 e 2014, cobrindo todo o período de construção da planta industrial, até a sua apoteótica inauguração. A intenção era analisar a narrativa que o jornal construiu para este acontecimento, destacando nela os engendramentos que as empresas de assessoria de comunicação (tanto da Suzano quanto do poder municipal e ainda do estadual) acionaram, com o fim de narrar positivamente essa instalação, redundando em uma produção de sentido bastante favorável à identidade empresarial da Suzano, na cidade, região e estado.Downloads
Referências
ALMEIDA, Domingos Alves de. Fim das páginas impressas do Jornal Correio Popular de Imperatriz, São Luís: 3º Encontro Regional Nordeste de História da Mídia – Alcar Nordeste, 2014.
BARTHES, Roland. Análise estrutural da narrativa: pesquisas semiológicas, v.4, Petrópolis: Editora Vozes, 1976.
De volta ao jogo. Revista Época Negócios. Editora Globo, 2015.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 3 ed., São Paulo: Loyola, 1996.
GEHLEN, Marco Antônio. Release nos jornais O Progresso e Correio Popular, de Imperatriz (MA). In: HOLFELDT, Antonio, CONCEIÇÃO, Francisco Gonçalves. Teorias da comunicação: leituras e aplicações, Porto Alegre: EDIPURS, 2015.
LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. ed.4, Rio de Janeiro: Record, 2014.
LIMA, Gerson Moreira. Releasemania: uma contribuição para o estudo do press-release no Brasil. ed.4, São Paulo: Summus, 1985.
MARTINEZ, Monica. Assessoria de imprensa, narrativa midiática e saúde: simbiose de fontes, jornalistas, leitores, personagens e afetos. Revista Intexto. n.38 p.197-224, Porto Alegre: UFRGS,2017.
MATOS, Marcos Fábio Belo, SOUSA, Letícia Holanda de. O leitor invisível: análise da presença do leitor no material publicado sobre a implantação da fábrica Suzano papel e celulose, no jornal ‘O Progresso’ e em blogs informativos de Imperatriz-MA. III Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção. São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2016.
MELO, José Marques de, ASSIS, Francisco de. Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório. v.39, n.1, p.39-56. São Paulo: Intercom, 2016.
MOTA, Luiz Gonzaga. Jornalismo e configuração narrativa da história do presente. Ed. 1, 2014. E-compós. Capturado de: <http://www.compos.org.br/e-compos>. Acesso em 10 de agosto de 2017.
NAVARRO-BARBOSA, Pedro Luís Navarro. Navegar foi preciso? O discurso do jornalismo impresso sobre os 500 anos do Brasil. Tese (Doutorado em Lingüística e Língua Portuguesa), Araraquara: UNESP, 2004. RODRIGUES, Adriano. O jornal: da forma ao sentido. Brasília: Editora Unv, 2002.
SENA, Odenildo. A engenharia do texto: um caminho rumo à prática da boa redação. ed. 3. Manaus: Valer, 2008.
SOSTER, Demétrio de Azeredo. O jornalismo em novos territórios conceituais: internet, midiatização e a reconfiguração de novos sentidos midiáticos. Tese. Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, 2009. SOUSA, Letícia Holanda de, MATOS, Marcos Fábio Belo. O papel do progresso: uma análise da presença da fábrica Suzano de Papel e Celulose em O Progresso. XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Caruaru: Anais, 2016.
SUZANO. Disponível em: <http://www.suzano.com.br/portal/grupo-suzano.html> Acesso em 25.06.2017>.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.