A EPISTEMOLOGIA DO DIÁLOGO SOCIAL NA COBERTURA SOBRE ABORTO NO PROGRAMA PROFISSÃO REPÓRTER: teoria e prática
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2017v4n2.40098Palavras-chave:
Jornalismo, Aborto legal, Estupro.Resumo
Este artigo se trata de um relato de reportagem sobre aborto legal no programa Profissão Repórter, da TV Globo, e da aplicação de uma epistemologia que vê o jornalista como mediador social, conforme defende Cremilda Medina. O objetivo deste artigo é indicar uma possível saída para a crise de paradigmas que vive o jornalismo na atualidade. Tanto a prática quanto a teoria mostram que é necessário superar a suposta “objetividade” do jornalismo em prol da entrevista-diálogo, da reportagem em busca da complexidade e da narrativa de protagonismo. No caso concreto aqui desenvolvido, essas ferramentas foram utilizadas numa cobertura que mostra como o aborto legal ainda é um desafio para mulheres no Brasil.Downloads
Referências
AYRES BRITTO, Carlos. Voto no julgamento pelo STF da ADPF 54 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental). Brasília, STF, 12 abr. 2012. Disponível em <http://www.stf.jus.br/noticias/imprensa/VotoBrittoADPF54.pdf> Acesso em 28 de out. 2017.
BRASIL. DECRETO-LEI No 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940. Código Penal. Rio de Janeiro, RJ. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2848.htm> Acesso em 28 de out. 2017.
DINIZ, Debora, MEDEIROS, Marcelo. Aborto no Brasil: uma pesquisa domiciliar com técnica de urna. In: Ciência & Saúde Coletiva, n.15, p. 959-966, 2010.
FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública. 2015. Ano 9. São Paulo, 2015. Disponível em
<http://www.forumseguranca.org.br/atividades/anuario/>. Acesso em 28 de out. 2017.
GALEANO, Eduardo. Entrevista a Eric Nepomuceno. Programa Sangue Latino, Canal Brasil, 2009. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=47aFAIDierM>. Acesso em 26 de set. 2017.
GARCÍA CACLINI, Néstor. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008.
LEANDRO, Paulo Roberto e MEDINA, Cremilda de Araújo. A Arte de Tecer o Presente (jornalismo interpretativo). São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, 1973.
MADEIRO, Alberto Pereira e DINIZ, Debora. Serviços de aborto legal no Brasil – um estudo nacional. In: Ciência e Saúde Coletiva, 2015. No prelo.
MEDINA, Cremilda. Notícia: um produto à venda - jornalismo na sociedade urbana e industrial. São Paulo: Alfa-Omega, 1978.
MEDINA, Cremilda. Jornalismo e Epistemologia da Complexidade. In: MEDINA, Cremilda (coord. e org.). A Crise dos Paradigmas – Anais do 1º Seminário Transdisciplinar. ECA/USP, 1991.
MEDINA, Cremilda. A arte de tecer o presente: narrativa e cotidiano. São Paulo: Summus Editorial, 2003.
MEDINA, Cremilda. Leitura crítica. In: LINDOSO, Felipe (org). Rumos [do] Jornalismo Cultural. São Paulo: Summus: Itaú Cultural, 2007.
MEDINA, Cremilda. O Signo da Relação: Comunicação e pedagogia dos Afetos. São Paulo: Editora Paulus, 2006.
MEDINA, Cremilda. Ciência e Jornalismo: da herança positivista ao diálogo dos afetos. São Paulo: Summus, 2008.
MELLO, Marco Aurelio (relator). Voto no julgamento pelo STF da ADPF 54 (Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental). Brasília, STF, 12 abr. 2012. Disponível em <http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/noticianoticiastf/anexo/adpf54.pdf>. Acesso em 28 de set. 2017.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Prevenção e tratamento dos agravos resultantes da violência sexual contra mulheres e adolescentes – norma técnica. Brasília: Editora MS, 2012. Disponível em <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/prevencao_agravo_violencia_sexual_mulheres_3ed.pdf> Acesso em 28 de set. 2017.
MORIN, Edgar. A entrevista nas Ciências Sociais, no Rádio e Televisão. In: MOLES, Abraham A. et al. Linguagem da Cultura de Massas: Televisão e Canção. Petrópolis: Editora Vozes, 1973.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Editora Sulina, 2005.
RESTREPO, Luis Carlos. El derecho a la ternura. Bogotá: Arango Editores, 1994.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro, Graal, 1989.
SOUZA, MARCELLE. Onde as vítimas não têm vez. Revista Galileu. São Paulo, Editora Globo, set. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.