O QUE DIZEM AS FONTES? O acesso disruptivo ao radiojornalismo como estratégia dos estudantes na ocupação de escolas em 2016

Autores

  • Luãn José Vaz CHAGAS Universidade Estadual do Rio de Janeiro | Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2018v5n1.42045

Palavras-chave:

Jornalismo, Fontes, Estudantes, Radiojornalismo, Ocupações, Rádio expandido.

Resumo

O artigo é resultado de uma investigação realizada no período de ocupação das escolas paranaenses no mês de outubro de 2016. O objetivo foi analisar a percepção dos estudantes sobre a cobertura enquanto fontes jornalísticas e as estratégias de divulgação das ações nas instituições ocupadas. O estudo ainda explora as fontes utilizadas sobre a ocupação em emissoras de rádio de sete regiões polos do Estado. Com base nos conceitos de acesso ao jornalismo (MOLOTCH e LESTER, 1999) e rádio expandido (KISCHINHEVSKY, 2016), verificou-se a utilização dos portais das emissoras como plataformas de consumo de notícias sobre o movimento e as diferentes vozes selecionadas durante a cobertura das emissoras.

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Biografia do Autor

Luãn José Vaz CHAGAS, Universidade Estadual do Rio de Janeiro | Brasil

JORNALISTA. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).  Mestre em Jornalismo pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Bolsista Faperj Nota 10.

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Publicado

2018-10-05

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