“ESTIVADOR DE SAPATILHAS”: Felipe Pena exuma as fraturas do jornalismo brasileiro no período pós-golpe

Autores

  • Felipe PENA Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2018v5n2.42871

Palavras-chave:

Entrevista, Coberturas jornalísticas, Crise política, Impeachment, Insegurança jurídica, Dilma Rousseff.

Resumo

Uma entrevista pode ser compreendida como um espaço de intervenção dialógica em que se prioriza a escuta. Mais que isso, pode ser caracterizada como um lugar de fala para a reapresentação dos fenômenos, para a inquirição sobre aspectos da realidade, para o apontamento de novas visões/revisões sobre os acontecimentos. E tudo isso pode ser feito a partir de um contrato facial, amistoso, as palavras organizando-se numa linha em que ciência e coloquialidade encontram-se e conjugam uma gramática mais fluida, uma conversa mais amena, sem que se percam os dimensionamentos acadêmicos.

Foi o que ocorreu com a entrevista concedida à Âncora, pelo pesquisador e professor da Universidade Federal Fluminense, Felipe Pena, que compõe magistralmente o dossiê proposto para esta edição especial, sob a rubrica, JORNALISMO, MÍDIA e PODER: o processo de impeachment e o contexto pós-Dilma. A entrevista mobilizou a dinâmica dos sistemas digitais abertos e fechados para interagir com o entrevistado. A realização de diálogos através do e-mail, do facebook e do messenger foi fundamental para o processo de interação e de aprofundamento das discussões aqui postas. O resultado constitui-se em uma interlocução rica, profunda, pontuada por uma linguagem ágil, saborosa, um diálogo para ser replicado na mesa do café, em sala de aula, nos debates científicos sobre os tempos sombrios que estamos vivendo, iniciados a partir de 2014, após a eleição da presidente Dilma Rousseff e todos os episódios posteriores até as eleições de 2018 no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe PENA, Universidade Federal Fluminense

JORNALISTA. Pós-doutor em Semiologia da Imagem pela Université de Paris III – França. Doutor em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atuou como professor visitante da Universidade de Salamanca – Espanha e pesquisador da New York University (EUA). Professor da área de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Contato: felipepena@globo.com

Referências

PRINCIPAIS LIVROS | Felipe PENA

PENA, Felipe. Crônicas do Golpe. Rio de Janeiro: Record, 2017.

PENA, Felipe. Meus fracassos na TV. São Paulo: Primavera Editorial, 2015.

PENA, Felipe. No jornalismo não há fibrose. Rio de Janeiro: Cassará, 2012.

PENA, Felipe. Geração Subzero: 20 autores congelados pela crítica, mas adorados pelos leitores. Rio de Janeiro: Record, 2012.

PENA, Felipe. 1000 perguntas: Teoria da Comunicação. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

PENA, Felipe. O Verso do Cartão de Embarque. Rio de Janeiro: Record, 2011.

PENA, Felipe. Seu Adolpho: uma biografia em fractais de Adolpho Bloch, fundador da TV e da Revista Manchete. Rio de Janeiro: Usina das Letras, 2010.

PENA, Felipe. Teoría del Periodismo. Sevilha: CS Ediciones, 2006.

PENA, Felipe. Jornalismo Literário. São Paulo: Contexto, 2006.

PENA, Felipe. Teoria do Jornalismo. São Paulo: Contexto, 2005.

PENA, Felipe. Teoria da Biografia sem fim. Rio de Janeiro: Mauad, 2004.

PENA, Felipe. Televisão e Sociedade. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2002.

Downloads

Publicado

2018-11-14

Edição

Seção

Entrevista | Interview | Entrevista | Entretien