REVISTA TURMA DA MÔNICA JOVEM: Um híbrido Brasil Japão

Autores

  • Miriam SANTOS Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | Brasil
  • Patrícia SERRÃO Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2019v6n1.46584

Palavras-chave:

História em Quadrinhos, Manga, Hibridismo Cultural, Turma da Mônica, Japão.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a revista Turma da Mônica Jovem analisando-a enquanto produto de comunicação e categorizando-a. A nossa hipótese de trabalho era que tanto a Revista turma da Mônica Jovem, como similares não são o que normalmente se entende por manga, mas tampouco se enquadram nas definições clássicas de quadrinhos. Estas revistas seriam algo novo, surgido do contato entre a cultura japonesa e brasileira. A metodologia que utilizamos foi a revisão bibliográfica e documental. Concluímos que a revista Turma da Mônica Jovem e demais veículos similares constituem-se em uma nova forma de entretenimento cultural, com elementos tomados de empréstimo tanto dos quadrinhos quanto dos mangas.

Palavras-chave

Comunicação; História em Quadrinhos; Manga; Hibridismo Cultural; Turma da Mônica.

Abstract    

The purpose of this article is to analyze the magazine Turma da Mônica Jovem analyzing it as a product of communication and categorizing it. Our working hypothesis was that both the Revista Revista da Mônica Jovem magazine and similar ones are not what is usually meant by manga, but neither do they fit into the classic definitions of comics. These magazines would be something new, arising from the contact between Japanese and Brazilian culture. The methodology we used was the bibliographical and documentary review. We conclude that the magazine Turma da Mônica Jovem and other similar vehicles constitute a new form of cultural entertainment, with elements borrowed from comics and manga.

Keywords

Communication; Comics, Manga, Cultural Hybridism; Turma da Mônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam SANTOS, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | Brasil

Professora e Pesquisadora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ. Pesquisadora Associada do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios

Patrícia SERRÃO, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | Brasil

Pós-Graduada em Jornalismo Cultural pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Jornalista da Empresa Brasileira de Comunicação

Referências

BECKER, Beatriz. Diversidade e pluralidade: desafios na produção de um telejornalismo de qualidade. In: BORGES, Gabriela; REIA-BAPTISTA (Orgs.) Discursos e práticas de qualidade na televisão. Lisboa: Novos Horizontes, 2008. p. 357-367.

SATO, Cristiane A. A cultura popular japonesa: anime. In: LUYTEN, Sonia B. Cultura Pop Japonesa. São Paulo: Hedra, 2005. p. 85-94.

SATO, Cristiane A. Japop, O Poder da Cultura Pop Japonesa. São Paulo: NSP Hakkosha, 2007.

AGENCIA ESTADO. Turma da Mônica Jovem bate recorde de vendas, 04 fev. 2009. Disponível em: <http://www.bemparana.com.br/index.php?n=96080&t=turma-da-monica-jovem-bate-recorde-de-vendas>. Acesso em: 13 out. 2010.

ANDRAUS, Gazy. O fanzine de HQ, importante veículo de comunicação alternativa imagético-informacional: sua gênese e seus gêneros (e a influência do mangá). In: LUYTEN, Sonia B. Cultura Pop Japonesa. São Paulo: Hedra, 2005. p. 65-78.

ANIME PRÓ. Manga da Mônica vende muito na 1ª semana, 25 ago. 2008. Disponível em: http://www.animepro.com.br/noticias.php?IdNoticia=57&Data=082008. Acesso em: 13 out. 2010.

AWANO, Erica. Mangá Brasileiro. In: LUYTEN, Sonia B. Cultura Pop Japonesa. São Paulo: Hedra, 2005. p. 95-100.

CAMPOS, Rogério de. Prefácio à edição brasileira. In: GRAVET, Paul. Manga, Como o Japão reinventou os quadrinhos. São Paulo: Editora Conrad, 2006. p. 3-7.

CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e Cidadãos – Conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1999.

CARVALHO, Djota. A educação está no gibi. Campinas: Papirus, 2005.

CIRNE, Moacy. Quadrinhos, sedução e paixão. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.

FRANCO, Edgar Silveira. HQtronicas do suporte papel à rede internet. São Paulo: Annablume editora, 2004.

FURUKAWA, Carolina. Desafios de ser jovem numa sociedade de consumo: O advento do desenho japonês na construção da identidade. Trabalho de final de curso, Faculdade de Psicologia, UERJ, 2005.

FUSARI, Maria Felisminda de Rezende. O educador e o desenho animado que a criança vê na televisão. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

GRAVETT, Paul. Manga, como o Japão reinventou os quadrinhos. São Paulo: Editora Conrad, 2006.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2001.

HALL, Stuart. Da Diáspora identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

LUYTEN, Sonia B. Cultura Pop Japonesa. São Paulo: Hedra, 2005.

LUYTEN, Sonia B. Mangá. O poder dos quadrinhos japoneses. São Paulo: Hedra, 2000.

MARCOS, Felipe. Especial Centenário, Parte 3: Os desenhos japoneses no Brasil, 19 jun. 2008. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/ohayo/v4b/centenario/animes/jun19_anos60.shtml>. Acesso em: 19 abr. 2010.

MATTELART, Armand. A globalização da Comunicação. São Paulo: EDUSC, 2002.

MATTELART, Armand; NEVEU, Érik. Introdução aos Estudos Culturais. São Paulo: Parábola, 2004.

MATTELART, Armand. MIKEVIS, Dayanne. Brasil foi pioneiro na leitura de manga no Ocidente, 15 jan. 2008. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u363054.shtml>. Acesso em: 24 fev. 2010.

MOLINÉ, Alfons. O grande livro dos mangás. São Paulo: JBC, 2006.

MOLINÉ, Alfons. Penetração do Mangá no Ocidente: caso espanhol. In: LUYTEN, Sonia B. Cultura Pop Japonesa. São Paulo: Hedra, 2005, p. 85-94.

NAGADO, Alexandre. Almanaque da cultura pop japonesa. São Paulo: Via Lettera, 2007.

NAGADO, Alexandre. Os filhos do Virtual, 17 abr. 2002. Disponível em: <http://www.omelete.com.br/game/10000744/Otaku___Os_Filhos_do_Virtual.aspx>. Acesso em: 16 mar. 2010.

NORIYUKI SATO, Francisco. Os primeiros mangas brasileiros, 16 jun. 2006. Disponível em: <http://www.abrademi.com/news_primeiros.html>. Acesso em: 21 set. 2010.

NORIYUKI SATO, Francisco. O mangá e o papel da Abrademi. In: LUYTEN, Sonia B. Cultura Pop Japonesa. São Paulo: Hedra, 2005.

PACHECO, Elza Dias Pacheco. Comunicação educação e arte na cultura infanto-juvenil. São Paulo: Loyola, 1991.

PERET, Eduardo. Pegação, Cidadania e Violência: as Territorialidades do Imaginário da População LGBT do Rio de Janeiro. 2010. Disponível em: <http://www.contemporanea.uerj.br/pdf/ed_14/contemporanea_n14_06_Peret.pdf>. Acesso em: 11 out. 2010.

PORTAL, Turma da Mônica. Maurício de Sousa, Histórico. Disponível em: <http://www.monica.com.br/index.htm>. Acesso em: 07 jul. 2010. REDAÇÃO, Made in Japan. Imigração Japonesa começou com o Kasato Maru, 25 abr. 2003. Disponível em: <http://madeinjapan.uol.com.br/2003/04/25/imigracao-japonesa-comecou-com-o-kasato-maru/>. Acesso em: 03 ago. 2010.

SAKURAI, Célia. Imigração Japonesa para o Brasil: um exemplo de imigração tutelada (1908 – 1941). In: FAUSTO, Boris. Fazer a América. São Paulo: EDUSC, 2000. p. 201-238.

SAKURAI, Célia. Romanceiro da Imigração Japonesa. São Paulo: Editora Sumaré, 1993.

SILVA JUNIOR, Gonçalo. A guerra dos Gibis. A formação do mercado editorial brasileiro e a censura aos quadrinhos 1933-64. São Paulo: Companhia das letras, 2004.

SILVA, Adalton. Quarta em Quadrinho. Breves pensamentos sobre quadrinhos, 18 nov. 2009. Disponível em: <http://atomink.com.br/blog/?p=1219>. Acesso em: 04 out. 2010.

SILVA, Guilherme Kenjy Chihaya da. O Japão através dos quadrinhos: a leitura de manga por um grupo de estudantes brasileiros. 2005. Trabalho de final de curso, Faculdade de Comunicação Social, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

SILVA, Nadilson Manoel da. Fantasias e Cotidiano nas Histórias em Quadrinhos. São Paulo: Annablume, 2003.

SOUSA, Maurício. Turma da Mônica Jovem. Números 1 ao 5. São Paulo: Panini Comics, 2008.

SOUSA, Maurício. Turma da Mônica Jovem. Números 6 ao 10. São Paulo: Panini Comics, 2009.

VERGUEIRO, Waldomiro. A linguagem dos quadrinhos: uma “alfabetização” necessária. In: RAMA, Angela, VERGUEIRO, Waldomiro et al. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Editora Contexto, 2007. p. 31-64.

VERGUEIRO, Waldomiro. A pesquisa em quadrinhos no Brasil: a contribuição da universidade. In: LUYTEN, Sonia B. Cultura Pop Japonesa. São Paulo: Hedra, 2005. p. 15-25.

WATT, Philip. Translocations: The Irish Migration, Race and Social Transformation Review. 2006. Disponível em: <http://www.dcu.ie/imrstr/firstissue/watt.shtml>. Acesso em: 03 ago. 2010.

Downloads

Publicado

2019-07-10

Edição

Seção

Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique