TENSÕES E CONVERGÊNCIAS ENTRE A TEORIA DA AGENDA E AS CARACTERÍSTICAS CENTRAIS DA ‘CIÊNCIA DOS JORNAIS’

Autores

  • Rodrigo Nascimento REIS Universidade Federal Fluminense | Brasil
  • Thays Assunção REIS Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2019v6n1.46589

Palavras-chave:

Jornalismo, Teoria da Agenda, Ciência dos Jornais, Otho Groth, McCombs e Shaw.

Resumo

O debate sobre a Teoria da Agenda (McCombs e Shaw) reconhece que a agenda midiática participa de maneira intensa na formação da agenda pública. Nesse contexto, o Jornalismo é o principal ator responsável pelos assuntos a serem discutidos pelo público no cotidiano. Um dos pressupostos apresentados pelos pesquisadores americanos é a necessidade de orientação das pessoas que as fazem recorrer ao noticiário. Este artigo, portanto, resgata antecedentes das pesquisas em Jornalismo, como as características centrais da ‘Ciência dos Jornais’ – periodicidade, universalidade, atualidade e publicidade – propostas por Otto Groth para verificar a pertinência do agendamento além da necessidade de orientação do público, englobando outras nuances do Jornalismo. O diálogo tenso e convergente constata o peso da produção jornalística para execução eficaz da Teoria da Agenda.

Palavras-chave

Jornalismo; Teoria da Agenda; Ciência dos Jornais; Otho Groth; McCombs e Shaw.

Abstract

The debate of the Theory of Agenda (McCombs and Shaw) recognizes that the media agenda participates intensely in shaping the public agenda. In this context, journalism is the main actor responsible for the issues to be discussed by the public in daily. One of the assumptions made by American researchers is the need for guidance of the people that do resort to the news. This article, therefore, rescues history of research in journalism, as the central features of the 'Science of Newspapers' - periodicity, universality, topicality and advertising - proposed by Otto Groth to verify the relevance of the schedule beyond of the need for guidance of the public, encompassing other nuances of Journalism. The tense and convergent dialogue finds the weight of journalistic production for effective implementation of the Agenda Theory.

Keywords

Journalism; Theory of Agenda; Science Newspapers; Otho Groth; McCombs e Shaw.

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Biografia do Autor

Rodrigo Nascimento REIS, Universidade Federal Fluminense | Brasil

Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Jornalista formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus de Imperatriz. 

Thays Assunção REIS, Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Brasil

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e jornalista formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

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Publicado

2019-07-10

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