O O OUVINTE E A MESA-REDONDA ESPORTIVA NO RÁDIO: uma extensão do “papo de bar”

Autores

  • Carlos GUIMARÃES Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2020v7n1.51294

Resumo

O artigo pretende analisar o comportamento dos ouvintes de quatro programas de mesa redonda no rádio esportivo de Porto Alegre a partir da participação deles em fóruns de discussão. Estes espaços são a área de comentários do Facebook durante a realização dos debates. Considera-se a hipótese de que estes fóruns operam como uma continuidade do que é discutido nos programas. Situa-se teoricamente a partir de conceber o rádio sendo, em primeiro momento, um companheiro (BRECHT, 2000) e uma extensão de sentidos do homem (McLUHAN, 1964). Pretende-se observar a ação do ouvinte nesta relação, entendendo-o como um agente de produção no conteúdo radiofônico através do seu agir comunicativo (HABERMAS, 1981) e do papel assumido por ele neste ambiente (GOFFMAN, 2014). Para analisar esse material, utiliza-se a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) como metodologia principal.

Palavras-chave

Rádio; Jornalismo Esportivo; Redes Sociais; Audiência; Mesa-redonda esportiva.

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Publicado

2020-07-09

Edição

Seção

Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique