FOTOJORNALISTA: o profissional marginalizado na legislação jornalística brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2021v8n1.58110Resumo
Este trabalho aborda como os documentos legais que regulamentam a profissão de jornalismo no Brasil tratam a fotografia e o fotojornalismo. Nesta análise, recorremos ao caminho teórico-metodológico proposto do Michel Foucault na obra A Arqueologia do Saber (2005), a Análise Arqueológica do Discurso, analisando principalmente documentos que vão de 1938 até 2009. A escavação discursiva nos mostra o status marginal que o fotojornalismo ocupa nessas fontes, compreendido como atividade técnico-material de menor importância em relação ao que seria a essência do jornalista: ser um intelectual do texto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.