Resumo
Nos anos 1990, a cidade de Currais Novos/RN, localizada no sertão nordestino brasileiro, foi a pioneira na oferta de televisão a cabo na região, através do canal 4. Este artigo tem como objetivo compreender de que forma se dá a midiatização do cotidiano atualmente na ambiência a partir da programação do canal. Para isso, utilizamos como instrumentos de coleta de dados a observação participante e as entrevistas em profundidade. Embasamo-nos teoricamente nos conceitos de midiatização e cotidiano e refletimos também sobre aspectos da mídia local. Ao final, identificamos que o fluxo informacional da cidade naturalmente perpassa o conteúdo televisivo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
Maríllia Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Doutoranda vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e ao Programa de Comunicación Estratégica, Publicidad y Relaciones Públicas da Universitat Autònoma de Barcelona - UAB. Mestre em Estudos da Mídia (UFRN, 2017), especialista em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital (Universidade Potiguar, 2013) e graduada em Comunicação Social - Jornalismo (UFRN, 2012). Membro dos grupos de pesquisa PRAGMA - Pragmática da Comunicação e da Mídia (UFRN) e ao MIGRACOM - Observatorio y Grupo de Investigación en Migración y Comunicación (UAB). Tem experiência nas áreas de Mídias Digitais e Assessoria de Comunicação.
Juciano Lacerda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Professor Associado II do Curso de Comunicação Social da UFRN. Professor Permanente e membro do Núcleo Docente Estruturante do Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia, na linha de pesquisa Estudos da Mídia e Práticas Sociais. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) como bolsista da Capes/Programa de Estágio Sênior no Exterior/ Processo nº 88881.120875/2016-01 (2017-18). Realizou estágio doutoral na Universidad Autónoma de Barcelona em 2005/06 (Capes/MECD). É coordenador do Grupo de Pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia (PRAGMA-UFRN). É coordenador do Núcleo de Relações Internacionais e Interinstitucionais do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/HUOL/UFRN). É pesquisador do projeto de inovação Pesquisa Aplicada para Integração Inteligente Orientada ao Fortalecimento das Redes de Atenção para Resposta Rápida à Sífilis (LAIS/SEDIS/NESC/UFRN/OPAS/MS 2018-2021). Coordenou na UFRN o PROCAD Comunicação e Mediações em Contextos Regionais: Usos Midiáticos, Culturais e Linguagens (USP/UFRN/UFMS, EDITAL N° 071/2013 - PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA - 2014-17). Coordenou o GT Comunicação e Cidadania da Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, para o exercício 2017-2018. Coordenou na UFRN a pesquisa Publicidade, propaganda, alteridade e cidadania: estratégias transmetodológicas de análise da diversidade nos contextos de mudança econômica e social do Brasil e da Espanha (Programa CAPES/DGPU, nº 40/2014/Modalidade Projetos Conjuntos de Pesquisa - Unisinos/UAB-Espanha/UFRGS/UFRN - 2014-16). Foi organizador do X SEMINÁRIO INTERNACIONAL METODOLOGIAS TRANSFORMADORAS DA REDE AMLAT E V SEMINÁRIO DISCENTE DA REDE AMLAT (2016). É Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Comunicação Comunitária e Saúde Coletiva - LAPECCOS/UFRN (http://lapeccos.wordpress.com/). É membro fundador do INPECC - Instituto Nacional de Pesquisa em Comunicação Comunitária, integrado pelo LECC/UFRJ, LAPECCOS/UFRN e LACCOPS/UFF. É membro e pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva - NESC (UFRN).
Maria Érica Lima , Universidade Federal do Ceará
Graduação em Comunicação Social (Jornalismo) PUC-Campinas, mestrado em Comunicação, área de concentração: Teorias e Ensino da Comunicação, Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e doutorado em Comunicação Social, área: Processos Comunicacionais, (Umesp) com sandwich na Universidade Fernando Pessoa (UFP), Porto (2004-2005), como bolseira do Programa AlBan. Visiting Scholar and Visiting Researcher The University of Texas at Austin, pelo Teresa Lozano Long Institute Latin America Studies (2012.1). Atuação como pesquisadora em Comunicação e Jornalismo, com ênfase em Indústrias e Estudos Culturais, Mídia local e regional, Folkcomunicação, Estratégias políticas e econômicas de grupos midiáticos, História e práticas do Jornalismo. Professora Associada II do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM). Conselheira da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação. Coordenadora da Divisão Temática Assibercom (2017-2019) (DTI) 13 - Folkcomunicação do XVI Congresso Ibercom 2019 Bogotá (Colômbia). Ex-Coordenadora do GP Folkcomunicação, Mídia e Interculturalidade da Intercom (2018-2020). Ex-Editora (2018-2020) da Revista Passagens do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) UFC. Editora convidada para dossiês das Revistas E-Legis (Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados) e Revista Lusófona de Estudos Culturais do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) (2019). Investigadora Colaborado do CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória - Universidade do Porto, Portugal.
Seção
Pauta Livre | Free Theme Journalism | Temas Libres en el Periodismo | Thème Libre sur le Journalisme
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.
Este trabalho dispõe da Licença de Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.