CONFLITOS DA LINHA DO TEMPO: a cobertura televisiva do Jornal Nacional através da Pedagogia Crítica da Mídia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2022v9n2.62036

Resumo

Apresentamos aqui um estudo baseado nas categorias analíticas originadas da Pedagogia Crítica da Mídia (KELLNER, 2001), utilizadas de forma dissecar as matérias e compreender suas significações e efeitos. Os dois textos jornalísticos se assemelham no tipo de acontecimento, porém uma ocorreu no início dos anos 2000 enquanto a outra data 2019. Entendemos que os escritos reforçam valores neoliberais, vulgarizam a ideia de Direitos Humanos e reproduzem conceitos que corroboram e exacerbam estereótipos e ideias hegemônicas dentro dos cenários estudados.

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Biografia do Autor

Arthur Freire Simões Pires, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Jornalista e Doutorando e mestre em Comunicação Social pela PUC do Rio Grande do Sul.

Estevan de Freitas Garcia

Jornalista formado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/UFPel).

Fábio Cruz, Universidade Federal de Pelotas

Professor adjunto do curso de Jornalismo (UFPel). Jornalista e publicitário (UCPel, 1997), mestre em Comunicação Social (PPGCOM/PUCRS, 2000), doutor em Comunicação Social (PPGCOM/PUCRS,2006) e pós-doutor em Direitos Humanos, Mídia e Movimentos Sociais (Universidade Pablo de Olavide (Sevilha, Espanha, 2011).

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Publicado

2023-02-16

Edição

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