Resumo
RESUMO
Para compreender como algumas narrativas jornalísticas sobre operações policiais publicadas em O Dia – um jornal carioca voltado ao público popular – caracterizam o risco e o medo na experiência social diante da morte ou de sua iminência, são analisadas duas coberturas de grande repercussão: o sequestro de um ônibus na ponte Rio-Niterói, em 2019; e a caçada a Lázaro Barbosa, em Goiás, em 2021. O que une os dois casos geograficamente distantes e de temporalidades distintas – o primeiro durou poucas horas e o segundo mais de 20 dias – é o “abate” dos criminosos por policiais, seguido por efusiva celebração da morte.
PALAVRAS-CHAVE: Medo; Risco de Morte; Jornalismo popular; Noticiário Policial; Jornal O Dia.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
SORAYA VENEGAS FERREIRA, Universidade Estácio de Sá
Possui Pós-doutorado em Teorias do Jornalismo pelo PPGCom da Universidade Federal Fluminense (2010), doutorado (2002) e mestrado (1996) em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui especialização em Gestão de Negócios em Instituições de Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá (2011). É graduada em Comunicação Social - habilitação Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), em Didática Especial da Lingua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985) e em Marketing (2013) e Administração (2016) pela Universidade Estácio de Sá . Atuou como repórter-fotográfico no Jornal O Dia e no Jornal do Commercio, tendo assumido a coordenação/chefia do Departamento Fotográfico em ambos. Atualmente, além de participar do NDE dos cursos da área de Comunicação é Artes, é coordenadora do Cursos de Graduação em Jornalismo e e professora titular da Universidade Estácio de Sá. Pesquisadora do Programa Pesquisa Produtividade da Universidade Estácio de Sá. Avaliadora de cursos do Ministério da Educação (MEC-INEP) na área de Comunicação e Artes. Vice-Diretora de Pesquisa da Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (gestão 2012-2016) e vice-diretora de Comunicação da ABEJ (Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo - gestão 2016-2018). É associada da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia - Rede Alcar. Foi professor substituto de Fotojornalismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013-2015) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991-1993). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Fotojornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional, mídia impressa, teoria da imagem, análise do discurso, televisão e novas tecnologias. Atua como multiplicadora do EducaMídia, onde atuou também como mentora e desenvolve projeto de Extensão na área de Educação Midiática
DANIEL NUNES DE OLIVEIRA MALAFAIA, PPG Antropologia Social do Museu Nacional da UFRJ
Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS-MN/UFRJ). Jornalista graduado pelo Campus Niterói da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, é interessado em problemas relacionados às narrativas jornalísticas de violência, sobretudo as que circulam nos jornais populares do Rio, se dedica a análise de grandes coberturas para entender as formas e eficácias dessa temática não só a partir dos veículos e de seus leitores, mas também a partir da bibliografia acadêmica encontrada sobre ela. Tem publicações e apresentou resultados dessas pesquisas em congressos na área da Comunicação e do Jornalismo, como SBPJor, Intercom e ComuniCom.
Seção
Pauta Livre | Free Theme Journalism | Temas Libres en el Periodismo | Thème Libre sur le Journalisme
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.
Este trabalho dispõe da Licença de Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.