FLAMENGO X GLOBO: análise do discurso do ge sobre a transmissão do Campeonato Carioca 2020

Autores

  • Carlos Figueiredo Universidade Federal de Sergipe
  • Anderson Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2022v9n2.62466

Resumo

Busca-se analisar ligações entre interesses empresariais da Globo, trabalho dos jornalistas e cobertura do Campeonato Carioca de 2020 pelo ge.globo. O torneio foi marcado por disputa judicial do Grupo Globo contra o Flamengo sobre a transmissão de jogos após a publicação da Medida Provisória 984/2020 pela Presidência da República. Utilizamos a Economia Política da Comunicação para explicitar as relações entre as barreiras de mercado que geram concentração nos mercados de comunicação, as condições de trabalho dos jornalistas e a cobertura do Carioca. Para coleta e análise de dados, trabalhamos com a Análise de Conteúdo e a Análise Crítica do Discurso.

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Biografia do Autor

Carlos Figueiredo, Universidade Federal de Sergipe

Jornalista, mestre em Comunicação e doutor em Sociologia (UFPE). Professor Permanente do Mestrado Profissional em Economia da Universidade Federal de Sergipe (Propec/UFS) e Professor Substituto de Jornalismo na UFS. Secretário-geral da Ulepicc-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura).

Anderson Santos, Universidade Federal de Alagoas

Professor da Unidade Educacional Santana do Ipanema/Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Membro do grupo de pesquisa CEPCOM, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e da Rede Nordestina de Estudos em Esporte e Mídia (ReNEme).

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Publicado

2023-02-16

Edição

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