SOBRE A ÉTICA DA INFORMAÇÃO: uma experiência no ensino da Arquivologia

Autores

  • Geissikelly Marques de Oliveira UFPB
  • Isa Maria Freire UFPB

Palavras-chave:

Ética da Informação. Formação Profissional. Curso de Graduação em Arquivologia da UFPB.

Resumo

Relata a experiência no ensino da disciplina Ética da Informação no Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Apresenta de forma sucinta a trajetória dos cursos de Arquivologia no Brasil e em seguida a sua criação na UFPB, considerando o Projeto Politico Pedagógico do Curso e sua relevância aos anseios da formação do profissional arquivista. Delineia um perfil ético, político e social de um profissional capaz de refletir não somente sobre os fundamentos teóricos e tecnológicos da informação como também, especialmente, de compreender sua profissão como um campo de possibilidades numa sociedade em que se processam grandes transformações. Descreve a disciplina Ética da Informação na grade curricular do curso, com a missão de contribuir para a formação de profissionais éticos e comprometidos com uma sociedade mais justa, equânime e igualitária.

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Biografia do Autor

Geissikelly Marques de Oliveira, UFPB

Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Isa Maria Freire, UFPB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Coordenadora da Rede de Projetos do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

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Publicado

30-06-2015

Como Citar

OLIVEIRA, G. M. de; FREIRE, I. M. SOBRE A ÉTICA DA INFORMAÇÃO: uma experiência no ensino da Arquivologia. Archeion Online, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 99–117, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/archeion/article/view/24792. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência