BOAS PRÁTICAS DE ACESSIBILIDADE
uma avaliação das bases de dados em Arquivologia através do AccessMonitor
Palavras-chave:
base de dados, acessibilidade, tecnologias assistivasResumo
A acessibilidade refere-se à prática de criar ambientes, produtos, serviços e tecnologias de forma a garantir que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades físicas, sensoriais, cognitivas ou de outras características, possam participar plenamente da sociedade, em especial da sociedade da informação. Nesse contexto, a Arquivologia também se volta para essa questão, inclusive na maneira de pesquisar. Pensando nisso, este estudo propõe investigar as práticas de acessibilidade adotadas na Base de Dados Pesquisas Arquivísticas Brasileira (PAB) e na Base de Dados em Arquivística (BDA) no Brasil, visando compreender como essas estratégias contribuem para a inclusão digital de pessoas com diferentes habilidades. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo, com abordagem quali-quantitativa, na qual a acessibilidade foi avaliada utilizando o validador AccessMonitor. Os resultados dessa avaliação indicaram que essas bases são razoavelmente adequadas à maioria das diretrizes propostas pela WCAG 2.1.
Downloads
Referências
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.
BRASIL. Lei n.º 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei n.º 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei n.º 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei n.º 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 18 nov. 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm. Acesso em: 14 ago. 2024.
ALBUQUERQUE, Alfram Roberto Rodrigues de; LIMA-MARQUES, Mamede. SOBRE OS FUNDAMENTOS DA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, [S. l.], v. 1, p. 60–72, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10827. Acesso em: 24 jun. 2024.
ASSIS, Márcia Cristina de Metodologia do trabalho científico. 2008. Disponível em: http://biblioteca.virtual.ufpb.br/files/metodologia_do_trabalho_cientifico_1360073105.pdf. Acesso em: 09 fev. 2023.
CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. xvi, 451 p.
BRASIL. Padrões Web em Governo Eletrônico e-PWG - Cartilha de Usabilidade.
Disponível em: https://epwg.governoeletronico.gov.br/. Acesso em: 29 de nov. 2022.
HOTT, Daniela Fracescutti Martins; FRAZ, Joseanne Neves. Acessibilidade, tecnologia
assistiva e unidades de informação: articulações à realidade da inclusão. Perspectivas em
Ciência da Informação, v. 24, n. 4, p. 199-210, 2019. Disponível em:
http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/198892. Acesso em: 16 jun. 2023.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo 2010.
Disponível em:
https://www.ibge.gov.br/estatisticasnovoportal/sociais/educacao/9662-censodemografico2010. html?edicao=9749&t=destaques. Acesso em: 16 jul. 2023.
NIELSEN, Jakob; LORANGER, Hoa. Usabilidade na web: projetando websites com qualidade. Rio de Janeiro: Campus, 2007.
ROCHA, Maria Meriane Vieira da. Um olhar sobre os Cursos de Bacharelado em Arquivologia no Brasil à luz do Regime de Informação. 2021. 215 f. Tese
(Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021.
VIANNA, William Barbosa; PINTO, Adilson Luiz. Deficiência, acessibilidade e tecnologia
assistiva em bibliotecas: aspectos bibliométricos relevantes. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 22, n. 2, p. 125-151, 2017. DOI: 10.1590/1981-5344/2951 Acesso em: 27 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Archeion Online, o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).