O marketing como ferramenta estratégica na arquivologia: do diagnóstico ao plano de ação (marketing) no arquivo setorial de uma instituição de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2017v5n4.36269Keywords:
Marketing da Informação. Estratégias de Marketing. Arquivo Setorial do CCHLA/UFPB.Abstract
Diagnostica o Arquivo Setorial do CCHLA/UFPB quanto ao Marketing da Informação, no que tange ao serviço de atendimento ao usuário. Para tanto, busca: conhecer o referido arquivo; identificar os pontos fortes e frágeis, as fraquezas e oportunidades; mapear as ferramentas de Marketing da Informação adequadas ao Arquivo e; propor um Plano de Ação (Marketing). O método adotado nesta pesquisa foi o estudo de caso e o instrumento empregado para coleta de dados foi um questionário aplicado ao arquivista do Arquivo do CCHLA/UFPB no ano de 2016 e reaplicado em 2017, conjuntamente com uma entrevista, com o intuito de obter informações sobre possíveis mudanças em suas questões. Percebe-se na análise de cenários que os pontos fortes são quanto ao arquivista ser aberto às mudanças, a disponibilidade de formulário de requerimento de documento e a existência de site; os pontos frágeis são quanto a deficiência de estratégias de Marketing, não disponibilizar documentação digitalizada e o acervo estar parcialmente organizado; no tocante as fraquezas existem a falta de recursos financeiros (Governo) e a inflexibilidade do horário de atendimento; já quanto as oportunidades identificam-se a possibilidade de parcerias com o Curso de Arquivologia da UFPB para trocar experiências e divulgar o arquivo e para concessão de estagiários, bem como haver a orientação dos setores quanto à transferência dos documentos. Conclui-se que a adoção da filosofia de Marketing no Arquivo auxiliará na satisfação dos usuários com a criação de produtos/serviços informacionais baseados no negócio da informação.
Downloads
References
ALBUQUERQUE, Priscila Ribeiro de. Reflexões sobre a divulgação de produtos e serviços em arquivos e o papel do arquivista. 2015. 26f. Monografia (Graduação em Arquivologia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. Disponível em: < file:///C:/Users/Alzira/Downloads/048PriscilaRibeirodeAlbuquerque.pdf>. Acesso em: 25 set. 2017.
ALMEIDA, Jobson Louis Santos de; SILVA, Helane Cibely Albuquerque da; FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo. Marketing arquivístico: uma análise curricular do curso de graduação em arquivologia da Universidade Federal da Paraíba. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v.7, n. 2, p. 233-246, jan./jun. 2010. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1966/2087 >. Acesso em: 20 mar. 2012.
AMARAL, Sueli Angélica do. Marketing: abordagem em unidades de informação. Brasília: Thesaurus, 1998.
______. Marketing da informação: abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informação. Ciência da Informação (Online), v. 40, p. 85-98, 2011. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2017.
______. Marketing e desafio profissional em unidades de informação. Ciência da Informação, v.25, n.3, 1996, 11p. Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 1998.
______.(Org.). Marketing na ciência da informação. Brasília: UnB, 2007. Disponível em: <https://pt.scribd.com/.../AMARAL-Sueli-Angelica-Do-Marketing-Na-Ciencia-Da-Infor.>. Acesso em: 16 jun. 2017.
______. O profissional da informação e as técnicas de marketing. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 23/24, n.2, p. 145-150, 2000. Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2017.
AMBLER, T. The new dominant logic of Marketing: views of the elephant. London: Centre for Marketing of London Business School, 2004. Working Paper, n. 04-903. Disponível em: . Acesso em: 26 abr. 2017.
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
BEKIN, Saul Faingaus. Conversando sobre endomarketing. Rio de Janeiro: Makron Books, 1995. 150p.
COELHO, Tom. Marketing Pessoal: construindo sua marca. Disponível em: . Acesso em: 11 maio 2017.
COBRA, Marcos. Plano estratégico de marketing. 3. ed. São Paulo; Atlas, 1995. 217 p. (cap. 11, cap. 12).
FONSECA, Juliana Soares da. Análise da aplicação do marketing do Arquivo Geral da Universidade Federal da Paraíba. 2014. 73f. Monografia (Graduação em Arquivologia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. Disponível em: < file:///C:/Users/Alzira/Downloads/031JulianaSoaresdaFonseca.pdf>. Acesso em: 25 set. 2017.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em: <https://professores.faccat.br/.../como_elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos.>. Acesso em: 19 abr. 2017.
GUIA do Arquivo Setorial do CCHLA. João Pessoa: [s.n.], 2010. Disponível em:
<http://www.cchla.ufpb.br/wp-content/uploads/2010/11/Guia.pdf>. Acesso em: 05 maio 2017.
KOTLER, Philip. Marketing. São Paulo: Atlas, 1980¬.
______; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LAURENTINO, Ronys Berto. A importância do marketing e suas estratégias na promoção das unidades de informação e do profissional arquivista. 2015. 52f. Monografia (Graduação em Arquivologia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. Disponível em: < file:///C:/Users/Alzira/Downloads/063RonysBertoLaurentino.pdf>. Acesso em: 25 set. 2017.
MARIZ, Anna Carla Almeida. Arquivos públicos brasileiros: análise da evolução da transferência da informação arquivística na internet. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, n. esp., 1º sem. 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2011v16nesp1p106/18066 >. Acesso em: 25 set. 2017.
MENEZES, Priscila Lopes. O processo de difusão desenvolvido pelos arquivos públicos estaduais da Região Sul do Brasil. Ponto de Acesso, Salvador, v.6, n.3, p. 47-71, dez. 2012. Disponível em: < https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/6164/4790>. Acesso em: 25 set. 2017.
NAKAGAWA, Marcelo. Ferramenta: Análise SWOT (clássico). 3p. Disponível em: < https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/ME_Analise-Swot.PDF>. Acesso em: 25 set. 2017.
OTTONI, Heloisa Maria. Bases do marketing para unidades de informação.
Ci. Inf., Brasília, v. 25, n.2, p. 171-176, maio/ago. 1996. Disponível em: . Acesso em: 27 abr. 2017.
OLIVEIRA, Ângela M; PEREIRA, Edmeire C. Marketing de relacionamento para a gestão de unidades de informação. Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, v. 13, n. 2, p. 13-36, jul. /dez. 2003.
RICHERS, Raimar. O que é marketing. 15. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Coleção primeiros passos; 27). Disponível em: <https://pt.slideshare.net/.../raimar-richers-o-que-marketing-coleao-primeiros-passos-27.>. Acesso em: 04 maio 2017.
SOUZA, Rosale de Mattos et al. Comunicação e marketing da arquivologia: informação e conhecimento ampliando a cognição interdisciplinar acadêmica e na comunidade arquivística. Rai. Rum., v.1, n.1,p. 86-98, Rio de Janeiro, jun. 2013. Disponível em: < http://www.seer.unirio.br/index.php/raizeserumos/article/viewFile/2934/3544 >. Acesso em: 25 set. 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Archeion Online, o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).