Difusão de produtos informacionais
intersecções entre Linguagens Documentárias, Marketing e Arquivologia
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2020v7n2.43964Palabras clave:
Linguagens Documentárias, Arquivologia, Marketing, Produtos Informacionais, Difusão.Resumen
As Linguagens Documentárias (LD) são um importante e já estabelecido recurso estratégico voltado a Organização e Tratamento da Informação (OTI). Neste sentido, o presente estudo, objetiva verificar o contexto das linguagens documentárias e seus produtos, bem como analisar interlocuções conceituais mediante a abordagem do Marketing para o contexto das LD na Arquivologia. A pesquisa está tipificada como sendo explicativa e toma por base o levantamento e revisão de literatura sob uma abordagem qualitativa que conta com a técnica de análise de conteúdo como insumo para interpretação dos dados coletados. Como resultados são apresentadas intersecções no contexto interdisciplinar das temáticas estudadas, nas quais, situa-se a análise da informação como etapa preliminar ao Marketing para que se possa trabalhar a difusão na área de Arquivologia. Por fim, conclui-se que mediante as etapas de tratamento e organização da informação no momento de análises das informações para compor as LD é possível inferir as estratégias de Marketing presentes na difusão dos produtos informacionais.
Descargas
Citas
AMARAL, Sueli Angélica do. Atividades de marketing na promoção de serviços de informação: pesquisa sobre o SONAR-INIS e o SERVIR-INIS do CIN/CNEN. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 75-96, jan./jun. 2001.
AMARAL, Sueli Angélica do. Marketing da informação na internet: ações de promoção. Campo Grande: UNIDERP, 2004.
AMARAL, Sueli Angélica do. Marketing da informação: entre a promoção e a comunicação integrada de marketing. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.18, n.1, p.31-44, jan./abr. 2008. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/1636/1637>. Acesso em: 20 mai. 2019.
ASSIS, Wilson Martins de. Metodologia para construção de produtos de informação nas organizações, 2006. 251 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004.
BOCCATO, Vera Regina Casari. A linguagem documentária como instrumento de organização e recuperação da informação. In: HOFFMANN, W. A. M.; FURNIVAL, A. C. (Org.). Olhar: ciência, tecnologia e sociedade. São Paulo: Pedro e João Ed., 2008. p. 269- 278.
BORGES, Mônica Erichsen Nassif. O essencial para a gestão de serviços e produtos de informação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 5, n. 1, p. 115-128, jul./dez. 2007.
CAMPOS, Maria Luiza de Almeida. Linguagem Documentária: teorias que fundamentam sua elaboração. Niterói: EdUFF, 2001.
CIANCONI, Regina de Barros. Gestão de informação na sociedade do conhecimento. Brasília: SENAI/DN, 1999.
CÈ, Gaziella; PEDRAZZI, Fernanda Estudo de usuários como recurso para a difusão de um arquivo: o caso de uma Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 25, n. 2, p. 75-89, jul./dez. 2011.
CINTRA, Anna Maria Marques. TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira. LARA, Marilda Lopes Ginez de. KOBASHI, Nair Yumiko. Para entender as linguagens documentárias. 2. ed. São Paulo: Polis, 2002.
CZINKOTA, Michael R. Marketing: as melhores práticas. Porto Alegre: Bookman, 2001.
DRUCKER, Peter Ferdinand. Management: tasks, responsibilities, practices. Nova York: Harper and Row, 1973.
GALVÃO, Alexander. P. Da convergência tecnológica à convergência empresarial: o audiovisual como espaço de acumulação na era da digitalização. 1999. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KOBASHI, Nair Yumiko. Análise Documentária e representação da informação. Revista Informare, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 5-27, 1996.
KOBASHI, Nair Yumiko. Fundamentos semânticos e pragmáticos da construção de instrumentos de representação de informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 8, n. 6, p. 2, dez. 2007.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
LARA, Marilda Lopes Ginez de. Linguagem Documentária e Terminologia. Transinformação, Campinas, v. 16, n. 3, p. 231-240, set./dez. 2004.
LARA, Marilda Lopes Ginez de. Representação e linguagens documentárias: bases teórico-metodológicas. 1999. 280 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.
LEITÃO, Dorodame Moura. A informação como insumo estratégico. Ciência da Informação, Brasília, v. 22, n. 2, p. 118-123, maio/ago. 1993.
MARCHAND, Donald. A. Informações estratégicas. Gazeta Mercantil, São Paulo, n. 10, out. 1997.
MARCONDES, Carlos. Henrique.; GOMES, Sandra. Lúcia. Rebel. O impacto da Internet nas bibliotecas brasileiras. Transinformação, Campinas, v. 9, n. 2, p. 57-68, maio/ago. 1997.
MARTÍNEZ COMECHE, Juan. Aantônio. Teoria de información documental y las instituiciones documentales. Madri: Sínteses, 1995.
MARQUES, Cícero. Fernandes. Marketing para negócios empresariais. Curitiba: Fotolaser, 2008.
MCGEE, James. PRUSAK, Laurence. Gerenciamento estratégico da informação: aumente a competitividade e a eficiência de sua empresa utilizando a informação como a ferramenta estratégica. Rio de Janeiro : Campus, 1994.
MENEZES, Priscila. Lopes. O processo de difusão desenvolvido pelos arquivos públicos estaduais da região sul do Brasil. Ponto de Acesso, Salvador, v. 6, n. 3, p. 47-71, dez. 2012.
MINAYO, Maria Cecília. S.; SANCHES, Odécio. Métodos Qualitativos e Quantitativos: oposição ou complementaridade?. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 239-262, jul./set. 1993.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
NOVELLINO, Maria. Salet. Ferreira. A linguagem como meio de representação ou de comunicação da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo horizonte, v. 3, n. 1, p. 137- 146, jul./dez. 1998.
PEREZ, Carlos. Blaya. Difusão dos arquivos fotográficos. Cadernos de Arquivologia, Santa Maria, v. 2, n.1, p. 7-23, 2005.
ROCKEMBACH, Moises. Difusão em arquivos: uma função arquivística, informacional e comunicacional. Informação Arquivística, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 98-118, jan./jun. 2015.
ROUSSEAU, Jean-Yves.; COUTURE, Carol. Os Fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1998.
SANTOS, Vanderlei. Batista. A Prática arquivística em tempos de gestão do conhecimento. In:_ SANTOS, V. B. dos; INNARELLI, H. C.; SOUSA, R. T. B. de (Org.). Arquivística: temas contemporâneos. 3. ed. Distrito Federal: SENAC, 2009, p. 175-223.
SCHELLENBERG, Theodore R. Arquivos modernos: princípios e técnicas. 6. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2006.
SILVA, Rita de. Cássia. Portela da; CARDONA, Giane. Macial. Políticas de difusão do Programa de Gestão Documental do Sindicato das Indústrias da Construção Civil. Arquivistica.net, Rio de Janeiro, v. 1, p. 83-92, 2005.
SILVA, Ismaelly Batista dos Santos. Consultoria arquivística aplicada a gestão de produtos e serviços de informação no NDPI/UFPB. In: CONFERÊNCIA SOBRE TECNOLOGIA, CULTURA E MEMÓRIA, 26., 2013, Recife. Anais… Recife: UFPE, 2013. Disponível em: < http://www.liber.ufpe.br/ctcm2013/anais/files/7b.CAAGPSI_NDPI-UFPB.pdf >. Acesso em: 29 jun. 2018.
TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira. Linguagem Documentária. Revista Palavra-Chave, São Paulo, v. 1. n. 25 p. 9-12, 1997.
VALENTIM, Maria Lígia. Pomim. Informação estratégica: insumo para tomada de decisão. Revista Palavra-Chave, São Paulo, n. 7. p. 5-6, 1994.
VOLPATO, Gilson. Luiz. BARRETO, Rodrigo. Egydo. UENO, Helene. Marico. VOLPATO, Enilze de Souza Nogueira. GIAQUINO, Percília Cardoso; FREITAS, Eliane Gonçalves de. Dicionário crítico para redação científica. Botucatu: Best Writing. 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Archeion Online, o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).