Identificação documental dos processos crimes de feminicídio na Paraíba
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2023v11nN.1.64898Mots-clés :
Arquivologia, Levantamento Documental, Processos Crime, FeminicídioRésumé
A realização de um levantamento documental é importante pois viabiliza o exercício dos demais processos arquivísticos, como: classificação, avaliação, descrição e acesso. Esta pesquisa está vinculada ao projeto aprovado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, intitulado: “Os Homens que não amavam as mulheres”, onde são encontrados os discursos dos acusados de praticar feminicídio no estado da Paraíba. Foi realizado, a partir do levantamento documental e da identificação dos tipos que compõem o processo crime que se construiu o corpus do projeto supracitado. Além disso, este trabalho faz parte do projeto de pesquisa de iniciação científica do Curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), como o mesmo título. A pesquisa ora em tela tem como objetivo central fazer o levantamento documental dos documentos que formam os processos de feminicídio no Fórum Criminal da Paraíba nos anos de 2015 e 2016. A metodologia é de natureza aplicada, tendo como campo empírico o acervo documental do Fórum Criminal da cidade de João Pessoa, sendo a amostra os processos de feminicídio no respectivo corte temporal. A abordagem é qualitativa e a técnica utilizada será documental, além do levantamento da bibliografia referente ao tema para dar o suporte teórico. Como resultado conseguimos identificar a produção documental que ocorre em um referido processo, bem como as partes que o compõe, sendo um documento composto tem a sua produção realizada por diversas instâncias, bem como seguindo ritos específicos da justiça, além de constatar que a institucionalização do crime de feminicídio não trouxe consigo a criação de um tipo documental específico referente a ele.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, Diogo Assumpção Rezende de, et. al. Teoria Geral do Processo. Rio de Janeiro: FGV. 2015
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Diplomática e tipologia documental em arquivos. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.
BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Constituição, dispersão e reintegração de fundos Arquivísticos. In: SANTOS, Eliete Correia dos e SOUSA, Francinete Fernandes de. Seminários de Saberes Arquivísticos: reflexões e diálogos para formação do arquivista. Curitiba: Appris. 2013, p. 121 a 136.
BERNARDES, Ieda Pimenta; DELATORRE, Hilda. Gestão Documental Aplicada. São Paulo: Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2008. 54 p. Disponível em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/assets/publicacao/anexo/gestao_documental_aplicada.pdf. Acesso em: 21 de maio de 2022.
CAPEZ, F. Curso de Processo Penal. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
FUZER, Cristiane; BARROS, Nina Célia. Processo Penal como Sistema de Gêneros. In: Linguagem em (Dis)curso. Santa Catarina. V. 8, n. 1, p. 43-64, jan./abr. 2008
KICH, Tassiara Jaqueline Fanck; KONRAD, Glaucia Vieira Ramos. Arranjo e descrição arquivística em processos judiciais. In: Perspectivas em Ciência da Informação: Belo Horizonte. V.16, n.4, p.212-227, out./dez. 2011
MACHADO, Leonardo. Pacote anticrime: cadeia de custódia da prova penal. Consultor Jurídico. Disponível em https://www.conjur.com.br/2019-dez-24/academia-policia-pacote-anticrime-cadeia-custodia-prova-penal> Acesso em 13 de junho de 2020.
MARQUES, Otacílio Guedes. Descrição Arquivística no contexto judicial: uma análise do acesso ao Patrimônio Documental no TJDF. In: Documentação e Memória. Recife: TJPE, v.3, n.6, pp.25-44, jan./dez.2013.
NAVA, Caio. Entendendo a sentença no processo penal as decisões definitivas resultantes da atividade processual. Jus. Disponível em https://jus.com.br/artigos/61379/entendendo-a-sentenca-no-processo-penal> Acesso em 23 de junho de 2020.
OLIVEIRA, Fabiana Luci de; SILVA, Virgínia Ferreira da. Processos judiciais como fonte de dados: poder e interpretação. In: Sociologias: Porto Alegre, ano 7, nº 13, jan/jun 2005, p. 244-259
SANTOS, M. E. O.; MELO, J. H. Objetos tridimensionais como documentos arquivísticos e documentais especiais: uma discussão teórica. Revista Fontes Documentais, v. 4, n. 1, p. 27-44, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/162414. Acesso em: 23 maio 2022.
SANTOS, Maria Eduarda de Oliveira. Objetos Tridimensionais sob Ótica de Documento Arquivístico: uma discussão teórica. 2018. Monografia (Graduação em Arquivologia). Curso de Arquivologia, Universidade Estadual da Paraíba, 2018.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Archeion Online, o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).