Ciência da Informação e o processo interativo discursivo da relação professor/aluno em ambiente virtual de aprendizagem

Auteurs

  • ÁQUILA SARTORI MESQUITA ROCHA UFCG

DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2023v11nEspecial.68093

Mots-clés :

Interação; Informação; Ensino Virtual; Programa Se Liga no Enem Paraíba.

Résumé

Este artigo demonstra um estudo que compõe a Rede SESA, bem como apresenta um recorte teórico de uma pesquisa de mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG), Paraíba, Brasil, na qual se investiga o processo interativo discursivo da relação professor/aluno no programa virtual Se Liga no Enem Paraíba. Nesse sentido, primeiramente, explicita-se discussões acerca do papel da Ciência da Informação no processo de interação na educação. Em um segundo momento, à luz das ideias do Círculo de Bakhtin, apresenta-se o embasamento teórico da pesquisa alicerçado na Teoria Dialógica da Linguagem. Acredita-se que esse recorte teórico possa colaborar para se pensar na importância da Ciência da Informação no processo interativo discursivo. Conclui-se que a pesquisa em torno das interações em diferentes canais de comunicações no referido programa revela a forma como o ensino e a aprendizagem na rede pública vem se utilizando do ambiente virtual atualmente, propondo-se mais investigação nesse campo da informação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

ÁQUILA SARTORI MESQUITA ROCHA, UFCG

Professora de Redação.Programa Se Liga no Enem /SECT. Mestranda - Programa de Pós-Graduação de Linguagem e Ensino-UFCG. Graduação em Letras/Português – UFPB.

Références

BAKHTIN, Mikhail Mikháilovitch. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

GOOGLE. Ensino e aprendizagem mais integrados. Google for Education, Mountain View, CA, c2023. Disponível em: https://edu.google.com/intl/ALL_br/workspace-for-education/classroom/. Acesso em: 28 mar. 2023.

KENSKI, Moreira Vani. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, v. 4, n. 10, set.-dez., p. 1-10, 2003. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189118047005. Acesso em: 25 jan. 2022.

LEMOV, Doug. Ensinando na sala de aula on-line: sobrevivendo e sendo eficaz no novo normal. Tradução de Sandra Maria Mallmann da Rosa; revisão técnica de Thuinie Daros. Porto Alegre: Penso, 2021.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Uma Linguística Aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes de. Linguagem e Alteridade nos escritos do Círculo de Bakhtin. Eutomia, Recife, v. 21, n. 1, p. 169-184, jul. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/view/237079. Acesso em: 27 out. 2022.

SANTOS, Eliete Correia dos. Uma proposta dialógica de ensino de gêneros acadêmicos: nas fronteiras do Projeto SESA. 2013. 418 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.

VOLÓCHINOV, Valentin Nikoláievitch. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.

Téléchargements

Publiée

2023-09-30

Comment citer

SARTORI MESQUITA ROCHA, ÁQUILA. Ciência da Informação e o processo interativo discursivo da relação professor/aluno em ambiente virtual de aprendizagem . Archeion Online, [S. l.], v. 11, n. Edição Especial, p. 5–19, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2023v11nEspecial.68093. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/archeion/article/view/68093. Acesso em: 19 nov. 2024.