Em que consiste a identidade pessoal ao longo do tempo. Uma pista para posteriores discussões

Autores

  • Paulo Fernando Rocha Antunes Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
  • Sara Sofia Lúcio Vargas Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2016.27271

Palavras-chave:

Animalismo, Evolução natural, Identidade pessoal, (neo)Lockeanismo, Processo histórico

Resumo

Considerando o leitmotiv do presente artigo: Em que consiste a identidade pessoal ao longo do tempo?, confrontam-se as duas abordagens que parecem conquistar maior número de defensores – a “abordagem psicológica” e a “abordagem física” – no que respeita a uma resposta possível ao “problema da identidade pessoal”. De uma maneira geral, discute-se em relação à primeira as perspetivas (neo)lockeanas, com especial incidência em Parfit, e, em relação à segunda, a perspetiva animalista, já desenvolvida por Olson e posteriormente por Blatti. Deste modo, procura-se responder à questão com base na discussão mais recente e providenciar uma pista para futuras discussões, com o objetivo de superar alguns problemas das “abordagens” referidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Fernando Rocha Antunes, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Mestre em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário pelo Instituto de Educação-Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Doutorando em Filosofia pelo Programa de pós-graduação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Arquivos adicionais

Publicado

2016-10-07

Como Citar

Antunes, P. F. R., & Vargas, S. S. L. (2016). Em que consiste a identidade pessoal ao longo do tempo. Uma pista para posteriores discussões. Aufklärung: Revista De Filosofia, 3(2), p.171–186. https://doi.org/10.18012/arf.2016.27271