Formação (Bildung), Cuidado de si, vivência e educação

Autores

  • Guilherme Costa Garcia Tommaselli Professor de Sociologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)- Campus Três Lagoas. Aluno regular do programa de pós- graduação em Educação, nível doutorado, da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"- UNESP- Campus Presidente Prudente.

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2016.30658

Palavras-chave:

Bildung, Formação, Cuidado de Si, Vivência, Educação

Resumo

Este artigo procura relacionar o conceito de Bildung e suas múltiplas possibilidades, a noção de cuidado de si desenvolvida por Foucault, tendo como ponto em comum, a compreensão da arte e da cultura como fundamentais para o desenvolvimento de qualquer possibilidade de realização da Bildung na modernidade. Para tal, foi necessário realizar uma discussão sobre a origem do conceito de Bildung, assim como, a importância da arte para o processo formativo. Para pensar o papel da arte, escolhi Walter Benjamin como ponto de relação para posteriormente articular as questões ao conceito de cuidado de si, desenvolvido por Michel Foucault, como possibilidade para pensar as possibilidades da formação (Bildung), priorizando o desenvolvimento das práticas de si, que privilegiam a formação humana centrada no conhecimento e na consciência de si

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, T.W. e HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos.Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1986.

ADORNO, Theodor W, HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. 4a Edição, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1994

ADORNO, T.W. Mínima moralia: Reflexões a partir da vida danificada. Tradução de Luiz Eduardo Bicca. São Paulo: Editora Ática, 1992.

__________. A indústria cultural In:. Coleção: Grandes Cientistas Sociais. Ática: São Paulo. 1994.

__________. Educação e emancipação. Tradução e introdução de Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

__________. Introdução à sociologia. Tradução Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Editora UNESP. 2008.

___________. Teoria da Semiformação. In: PUCCI, B. ZUIN, A.A.S., LASTÓRIA, L.A.C.B. (org.). Teoria Crítica e inconformismo. Campinas, Autores Associados, 2010. Nabuco Lastória (orgs). –Campinas, SP: Autores associados, 2010. (Coleção educação contemporâneas)

BOLLE, Willi. A idéia de formação na modernidade. IN: GHIRALDELLI JR., Paulo (org.) Infância, escola e modernidade. São Paulo: Cortez; Curitiba: Editora da Universidade do Paraná, 1997.

COHN, G. (org). Theodor W. Adorno. São Paulo: Editora Ática (Coleção Grandes Cientistas Sociais), 1986.

DUARTE, R. Esquematismo e semiformação. Educação e Sociedade, nº 83, 2003, p. 441 - 457.

FOUCAULT, Michel. Historia da Sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

___________. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

HORKHEIMER, Max e ADORNO, Theodor W. Temas Básicos da Sociologia. São Paulo: Cultrix, 1973.

MAAR, W. L. Adorno, semiformação e educação. Educação e Sociedade, nº 83, 2003, p. 459 - 476.

PUCCI, B. (org). Teoria crítica e educação: a questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. Petrópolis, RJ: Vozes; São Carlos, SP: EDUFISCAR, 1994.

ZUIN, Antônio Soares; PUCCI, Bruno; NEWTON, Ramos de Oliveira. |Organizadores|. A Educação danificada: Contribuições à teoria crítica da educação. Petrópolis, RJ: Vozes; São Carlos, SP: Universidade Federal de São Carlos, 1997.

ZUIN, A. A. Educação e emancipação: Adorno, crítico da semicultura. Pro – Posições, nº 23, 1997, p. 72 - 83

Arquivos adicionais

Publicado

2017-04-30

Como Citar

Tommaselli, G. C. G. (2017). Formação (Bildung), Cuidado de si, vivência e educação. Aufklärung: Revista De Filosofia, 4(1), p.91–102. https://doi.org/10.18012/arf.2016.30658