A formação humana e a incapacidade de pensar: considerações sobre o problema do mal em Hannah Arendt

Autores

  • Marcos Alexandre Alves Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA.
  • Diego Carlos Zanella Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA.
  • Isis Moraes Zanardi Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Centro Universtário Franciscano - UNIFRA

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2016.33701

Palavras-chave:

Mal banal, Formação humana, Humanidades, Hannah Arendt

Resumo

Este artigo pretende apresentar o tema da formação humana conectado à incapacidade de pensar, tecendo considerações sobre o problema do mal no pensamento de Hannah Arendt. A autora é conhecida como pensadora da política que concentrou atenção especial ao problema do mal que assolou o mundo na primeira metade do século XX. A partir da análise de Origens do Totalitarismo, de 1951, e de Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal, de 1963, pretende-se refletir acerca dos mecanismos que produzem o adormecimento da capacidade de pensar frente à necessidade da formação humana. A partir dessa análise, se perceberá que o problema do mal assume um viés radical, uma possibilidade de destruição completa do humano. Na análise do caso Eichmann, Arendt percebeu que o réu agia banalmente, manifestando sua incapacidade de pensar, o que tornou possível a normalização da insensibilidade frente o diferente. Portanto, a banalidade do mal implica na incapacidade de pensar, uma ameaça sempre constante à formação humana

 

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Biografia do Autor

Marcos Alexandre Alves, Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA.

Doutor em Educação - PPGE/UFPel. Mestre em Filosofia - PPGF/UFSM. Licenciado em Filosofia - FAFIMC. Professor do Curso de Filosofia e Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA.

Diego Carlos Zanella, Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA.

Doutor em Filosofia PPGF/PUC/RS com período de estágio de doutoramento na Eberhard Karls Universität Tübingen. Mestre em Filosofia - PPGF/UFSM. Licenciado em Filosofia - FAPAS. Professor do Curso de Filosofia e Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. 

Isis Moraes Zanardi, Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Centro Universtário Franciscano - UNIFRA

Mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Licenciada em Filosofia - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Bolsista CAPES.

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

2017-08-02

Como Citar

Alves, M. A., Zanella, D. C., & Zanardi, I. M. (2017). A formação humana e a incapacidade de pensar: considerações sobre o problema do mal em Hannah Arendt. Aufklärung: Journal of Philosophy, 4(2), p.67–78. https://doi.org/10.18012/arf.2016.33701